Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Steve Ballmer está fora. Foto: divulgação.
Steve Ballmer já não é mais o CEO da Microsoft desde o início deste ano, quando ou o cargo a Satya Nadella. Em carta enviada à presidência da Microsoft nesta semana, Ballmer anunciou seu desligamento total da empresa, para se dedicar ao Los Angeles Clippers, clube que é dono.
Mesmo fora do comando da empresa, Ballmer ainda se manteve ligado à ela ao integrar o conselho istrativo. A decisão de sair completamente da empresa em que esteve por 34 anos foi para se concentrar a outros projetos.
Além de ser dono dos L.A. Clippers, o ex-CEO também atuará como professor da Marshall School of Business, instituto conceituado dentro da Univerity of Southern California (USC).
"Nos seis meses depois de sair, fiquei bastante ocupado. É uma combinação dos Clippers, contribuição cívica, ensinar e estudar que está tomando muito do meu tempo", afirmou Ballmer em nota à Satya Nadella.
Segundo destaca o Business Insider, o anúncio representa o desligamento total de Ballmer de seu poder de decisão na Microsoft. Embora ainda tenha uma gorda fatia de ações na companhia, ao deixar o conselho ele não tem mais voz ativa nas discussões.
Mesmo assim, Ballmer afirmou em nota ao CEO Satya Nadella que pretende ficar com suas ações e deu sua opinião sobre o futuro da companhia e sua confiança na nova estratégia, focada em serviços e nuvem.
"Nosso conselho deve apoiar e encorajar esse destemor junto aos acionistas para tirarmos o melhor desempenho da Microsoft. Você (Nadella) deve dirigir isso", desafia o ex-CEO.
Segundo analistas, Ballmer é um sujeito apaixonado pelos projetos que participa. Segundo Steve Kovach, do Business Insider, Ballmer ama a Microsoft e considera a empresa o seu "trabalho de vida".
"É claro que ele também ama seu novo time de basquete, os Clippers, que comprou por US$ 2 milhões neste verão", avaliou Steve Kovach, analista do Business Insider.
Mesmo com a saída de Ballmer, nomes fortes ainda permanecem no conselho da Microsoft. O fundados e ex-CEO Bill Gates é um deles. Aliás, com a chegada de Nadella ao comando da companhia, Gates assumiu um papel mais ativo na corporação. Atualmente, ele também atua como conselheiro tecnológico para a empresa.