.png?w=730)
O Health to Business Center terá mais de 2,3 mil m² de área construída no Supera Parque (Foto: Divulgação)
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, localizado no Campus da Universidade de São Paulo (USP) do município, deve ganhar até 2026 o Health to Business Center, um centro especializado no desenvolvimento de novas tecnologias e healthtechs.
O projeto foi pensado junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que cedeu R$ 14 milhões, somados aos R$ 5 milhões injetados pela prefeitura da cidade.
Além dos lotes para empresas, esse será o quarto prédio do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, que já conta com dois prédios e, até o final do ano, terá em operação o Container Park, um complexo empresarial.
O Health to Business Center terá mais de 2,3 mil m² de área construída, voltada para serviços a empresas, com laboratório multiusuário de biotecnologia, cabine de biossegurança, equipamentos e instrumentos laboratoriais.
Haverá, ainda, um centro para formação de mão de obra, através de cursos de programação, e para teste de software e e à pesquisa e desenvolvimento, onde computadores de alto desempenho utilizarão machine learning para descobrir novas drogas farmacêuticas.
Ainda, o local contará com infraestrutura de e a tecnologias aplicadas com laboratório de prototipagem e robótica, espaço corporativo com bancadas de laboratório, salas privativas para grandes farmacêuticas, sala de reunião e um novo escritório da Fiocruz.
Quanto aos espaços de convivência e eventos, serão construídos lounges e halls para exposições, bem como um auditório com 133 lugares.
“A saúde é a principal vocação do Supera Parque, além de ser um setor estratégico para o país. O Health to Business Center vai reduzir a necessidade de investimentos em ativos permanentes por parte de startups e potencializar a interação entre universidades, ICTs e empresas”, resume Sandro Scarpellini, diretor presidente do Supera Parque.
Idealizado em 2003, o Supera Parque é resultado de um convênio entre a USP, a Prefeitura de Ribeirão Preto e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.
O parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a Associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO) e o Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 79 empresas instaladas no Parque, sendo 57 delas no Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 22 empreendimentos no Centro de Negócios. Entre elas, estão a Altamap, NutriSpot, Simbiotics, Sleep Up, Carefy e Ecobiotech.