.png?w=730)
Daniel Favery, gerente geral da Swagelok no Brasil (Foto: Divulgação)
A Swagelok Brasil, distribuidora estadunidense especializada na fabricação e venda de componentes de sistemas de gás e fluido, adotou o Business One, software de gestão para pequenas e médias empresas da SAP, com a Ramo, uma das principais parceiras da multinacional alemã no país.
Segundo a companhia, o objetivo era melhorar a gestão em todas suas unidades brasileiras, além do centro tecnológico e de distribuição, para fortalecer e alinhar a operação com a matriz, localizada nos Estados Unidos.
Antes da implementação do B1, o sistema de gestão utilizado era personalizado para a empresa. Isso exigia a atuação intensiva de uma equipe composta por três profissionais de TI para solucionar problemas encontrados nos módulos contábeis, fiscais e de estoque.
Além disso, o processo de geração de formulários e processamento de informações era muito lento, gerando implicações em diversas outras áreas do negócio. Em decorrência disso, a equipe dedicava mais tempo do que o necessário à revisão de erros e à correção de processos.
Desde abril deste ano, o novo ERP está rodando nos departamentos financeiro, de contabilidade, de vendas, almoxarifado, de produção e de engenharia.
Com isso, a Swagelok Brasil pôde automatizar e centralizar seus processos istrativos e comerciais, integrando sua logística.
“Uma das principais vantagens já apresentadas é a possibilidade de avaliar a performance de cada área e alinhar a operação com o sistema utilizado pela matriz. Hoje, 65 usuários da Swagelok Brasil usam o SAP Business One e são beneficiados diretamente”, destaca Daniel Favery, gerente geral da empresa no país.
Segundo o executivo, os processos ficaram bem mais ágeis com a solução.
“Ganhamos bastante em eficiência. As informações também ficam rastreáveis e seguras, o que facilita o controle das informações e a emissão dos relatórios e trocas de documentos”, explica Favery.
Criada em 1947, a Swagelok é uma empresa de renome mundial em soluções para sistema de fluidos, atendendo a diversos mercados. Em seu portfólio, constam produtos como conexões, válvulas com certificação de baixa emissão, engates rápidos, manifolds, tubos e mangueiras.
No Brasil, a companhia conta com filiais em São Paulo, Macaé (RJ) e Triunfo (RS), além de um centro tecnológico e de distribuição em Carapicuíba (SP).
A Ramo foi fundada em 1982 e trabalha com a linha Business One desde a introdução do produto no país, em 2006. Em 2012, tornou-se uma Master VAR da SAP, desde então podendo cadastrar e treinar revendas.
Sediada em São Paulo, a companhia tem mais de 130 funcionários e conta com 170 parceiros, além de uma base de mais de 650 clientes SAP no Brasil, 17 unidades de negócios e filiais espalhadas pelo Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Ribeirão Preto e Porto Alegre.
Em seu portfólio, constam nomes como Hotmart, Instituto Neymar Jr., 3A Locadora, ItOne, Lindt, La Basque, Prata e Moove.