
A TAM começou a oferecer nesta quinta-feira, 28, o serviço de telefonia móvel a bordo de uma das suas aeronaves, o Airbus A321, que faz rotas entre Guarulhos, Recife, Natal, Fortaleza e Porto Alegre.
Com o uso da tecnologia da OnAir, é possível realizar chamadas telefônicas, enviar mensagens e ar a Internet via telefone com o avião no ar por meio de redes GPRS, com aparelhos GSM.
Até oito ageiros poderão fazer ligações telefônicas ao mesmo tempo. Para dados e envio de SMS, não há restrições.
Os aparelhos entrarão em roaming internacional, ando a captar sinal assim que a aeronave atingir 4 mil metros de altura.
Smartphones também funcionarão a bordo, permitindo que os ageiros em e-mails e naveguem na internet. O uso será cobrado diretamente pela operadora na conta de telefone do ageiro. A tarifa será definida pela operadora usada pelo cliente.
De acordo com a companhia, a ideia é testar a aprovação pelos ageiros. Uma ampliação está prevista para 2011, mas a TAM não revela para quantas rotas ou aviões.
A OnAir é uma t venture da Airbus e da companhia de tecnologia para aviação Sita. O sistema já foi usado em mais de 135 mil voos para 356 cidades, conectando ageiros de 83 países com acordos de roaming com aproximadamente 200 operadoras de telefonia móvel.
Segurança
Durante decolagens e pousos, os ageiros serão orientados a desligar seus aparelhos eletrônicos.
O sistema garante total segurança aos ageiros, pois impede que o sinal dos celulares cause interferência nos comandos da aeronave e na rede de antenas de celular em terra.