A Tata Consultancy Services (TCS), empresa de TI do grupo indiano Tata, firmou um contrato de cinco anos com o Deutsche Bank.
As companhias não divulgam o valor do contrato, mas afirmam que envolve “alguns milhões de dólares” e inclui o fornecimento de aplicações globais nas áreas de service desk, operações de serviços e todos os outros processos baseados na biblioteca ITIL em sete países: EUA, Reino Unido, Alemanha, Hungria, Filipinas, Cingapura e Índia.
Conforme comunicado da TCS à imprensa, o projeto integra uma iniciativa global da instituição financeira focada na otimização da gestão de produção de sua unidade de mercado de capitais.
“As equipes de TI irão alavancar o conceito de LEAN a fim de eliminar atividades sem valor agregado e, desta forma, fornecer eficiência de custo para o banco”, explica Ramanamurthy Magapu, diretor da unidade de Soluções para Indústria Financeira da TCS.
Com sede em Berlim, o Deutsche Bank é, conforme informações de seu website, o maior banco alemão.
Com mais de 100 mil funcionários em 73 países, a rede do banco se espalha por cerca de três mil agências.
No Brasil, a instituição opera desde 1991, com sede em São Paulo.
Já a TCS atua em serviços de TI, soluções de negócios e outsourcing, com operações em 42 países e mais de 202 mil colaboradores.
A companhia encerrou o ano fiscal 2010-2011 com faturamento de US$ 8,2 bilhões.
A TCS América Latina é o braço de negócios da empresa indiana que opera no Brasil, Uruguai, Chile, Argentina, Colômbia e Equador, empregando mais de 7,2 mil consultores, que fornecem serviços de TI, outsourcing e BPO para mais de 150 clientes.
Só no Brasil são mais de 700 profissionais e cerca de 30 clientes, entre os quais estão instituições financeiras, companhias de telecomunicações, manufatura e serviços.
A TCS também possui um Centro de Desenvolvimento no país, em Barueri, que conta com dupla certificação CMMi 5 - para as áreas de serviços (CMMI-SVC) e desenvolvimento de software (CMMI-DEV) -, além de certificações referentes à Segurança da Informação (ISO27001) e Gerenciamento de Serviços de TI (ISO20000).