
Otávio Lazarini, presidente da TD Synnex para América Latina e Caribe.
A TD Synnex, uma das maiores empresas de distribuição de TI do mundo, reforçou sua operação no Brasil adquirindo a área de computação na nuvem da carioca IPsense.
Em nota, a TD Synnex não chega a revelar o valor do negócio, ou detalhes sobre o tamanho da parte adquirida da IPsense, descrita apenas como “uma provedora líder de soluções em nuvem no Brasil”.
No mercado desde 2006, a IPsense trabalha com tecnologia da AWS e tem 40 funcionários listados no LinkedIn.
Uma parte da IPsense seguirá no mercado, atuando sob o comando do fundador George Randolph. A IPsense Analytics focará na venda de analytics, big data e machine learning.
Com a compra, a TD Synnex vai criar um centro de competência em cloud para auxiliar os parceiros de canal na migração das cargas de trabalho de seus clientes para a nuvem.
“A incorporação da unidade de negócios de migração para nuvem da IPsense fortalecerá significativamente nossa posição e a de nossos revendedores como principais participantes na jornada de transformação digital na região”, comentou Otávio Lazarini, presidente da TD Synnex para América Latina e Caribe.
A TD Synnex já tinha um acordo com a AWS, iniciado para o mercado europeu em 2020 e expandido em 2022 para abranger também outros países, incluindo da América Latina.
Em 2023, a multinacional fechou outro acordo do tipo com a Google Cloud, valendo inclusive para o Brasil.
Muitas outras empresas de distribuição fecharam acordos parecidos, mas tem dificuldades em emplacar para valer no mundo da nuvem, que tem outro modelo de negócios (s e não licenças), margens mais baixas e outra abordagem de vendas e serviço.
GIGANTE
A TD Synnex é produto da fusão entre a Synnex e a Tech Data realizada em março de 2021.
A nova empresa se tornou a líder do setor de distribuição em nível mundial, superando a concorrente Ingram Micro.
Juntas, as duas empresas têm US$ 57 bilhões de faturamento contra US$ 47,2 bilhões da Ingram.
Desde então, a TD Synnex saltou de 380 colaboradores para 600 no Brasil, atuando em dois escritórios em São Paulo e um no Rio de Janeiro. O portfólio de tecnologias chega a 100 fabricantes.