INTERNACIONALIZAÇÃO

Tecnopuc: acordo com parque chinês 3t652h

O acordo prevê troca de conhecimento entre os dois parques, assim como intercâmbio de empresas chinesas e brasileiras. 196o3j

21 de outubro de 2014 - 09:58
Tuspark firma acordo com o Tecnopuc. Foto: divulgação.

Tuspark firma acordo com o Tecnopuc. Foto: divulgação.

O Tecnopuc, parque tecnológico da PUC-RS, formalizou um acordo de internacionalização com o Tuspark, parque de tecnologia localizado em Pequim, na China.

O acordo, assinado na segunda-feira, 20, promoverá a troca de conhecimento entre os dois ambientes de inovação, assim como a entrada de empresas chinesas no Brasil e de empresas brasileiras na China.

Contando com mais de 400 empresas, o Tuspark tem 20 anos de existência e integra a Tsinghua University, tradicional instituição de ensino do país asiático.

O modelo de cooperação entre o Tecnopuc e o Tuspark integra o Programa de Softlanding do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, que atua facilitando o o de empresas parceiras a países de interesse.

Da mesma forma, empresas estrangeiras têm apoio para ingressar no mercado brasileiro, contando com consultoria comercial, jurídica e operacional, como o aluguel de salas, contatos com instituições de interesse, entre outros aspectos que facilitem a entrada no País.

Atualmente o Tecnopuc tem o a mais de 50 ambientes de inovação espalhados pelo mundo.

Recentemente a PUC-RS esteve em evidência com outro acordo com asiáticos. Em julho, a Huawei, gigante chinesa de telecomunicações, anunciou que vai instalar um centro de inovação no Tecnopuc.

O governo do Rio Grande do Sul, através da Procergs e do Badesul, assinou acordo de cooperação técnica e estratégica com a fabricante asiática.

Em nota, o governo do estado informa que a partir do acordo, a estatal gaúcha de procassamento de dados Procergs e a Huawei vão trabalhar em conjunto em projetos de cidades digitais, computação em nuvem e comunicações unificadas.

Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc, ressalta que a China é uma das grandes potências mundiais, tendo a educação como uma das áreas âncora para seu processo de inovação.

“Sua visão de geração de riqueza está alicerçada no surgimento dos parques científicos e tecnológicos, fazendo do país um dos mais inovadores do mundo”, considera Prikladnicki.

O convênio foi assinado pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, e pelo presidente do Tuspark, Herbert Chen, durante 31ª Conferência da Associação Internacional de Parques Tecnológicos (Iasp) em Doha, no Qatar. Os dois representantes também são presidentes da Iasp para a América Latina e Ásia, respectivamente.

Leia mais 6z23s

ENTIDADES

Letícia Batistela assume Assespro-RS 2x3s37

Há 3905 dias
ALÉM DAS TELECOMUNICAÇÕES

Huawei também quer ser gigante em TI 5325l

Há 3903 dias
BRVISÃO

Grupo Bitcom mira região metropolitana 50425l

Há 3903 dias
BEPID

Curso de Apple na PUC-RS abrirá vagas 44162

SÉRIE 1

Totvs: nova oferta em saúde 9444h

TELECOM

Huawei tem parceira de capacitação no RJ 3s444d

PUC-RS

Jogo virtual orienta sobre evacuação 50523n

SEU NEGÓCIO

Startups: sócio demais é problema 4h1r1t

MÉTODOS ÁGEIS

Jorge Audy lança livro Scrum 360 3z5d72