
Tuspark firma acordo com o Tecnopuc. Foto: divulgação.
O Tecnopuc, parque tecnológico da PUC-RS, formalizou um acordo de internacionalização com o Tuspark, parque de tecnologia localizado em Pequim, na China.
O acordo, assinado na segunda-feira, 20, promoverá a troca de conhecimento entre os dois ambientes de inovação, assim como a entrada de empresas chinesas no Brasil e de empresas brasileiras na China.
Contando com mais de 400 empresas, o Tuspark tem 20 anos de existência e integra a Tsinghua University, tradicional instituição de ensino do país asiático.
O modelo de cooperação entre o Tecnopuc e o Tuspark integra o Programa de Softlanding do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, que atua facilitando o o de empresas parceiras a países de interesse.
Da mesma forma, empresas estrangeiras têm apoio para ingressar no mercado brasileiro, contando com consultoria comercial, jurídica e operacional, como o aluguel de salas, contatos com instituições de interesse, entre outros aspectos que facilitem a entrada no País.
Atualmente o Tecnopuc tem o a mais de 50 ambientes de inovação espalhados pelo mundo.
Recentemente a PUC-RS esteve em evidência com outro acordo com asiáticos. Em julho, a Huawei, gigante chinesa de telecomunicações, anunciou que vai instalar um centro de inovação no Tecnopuc.
O governo do Rio Grande do Sul, através da Procergs e do Badesul, assinou acordo de cooperação técnica e estratégica com a fabricante asiática.
Em nota, o governo do estado informa que a partir do acordo, a estatal gaúcha de procassamento de dados Procergs e a Huawei vão trabalhar em conjunto em projetos de cidades digitais, computação em nuvem e comunicações unificadas.
Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc, ressalta que a China é uma das grandes potências mundiais, tendo a educação como uma das áreas âncora para seu processo de inovação.
“Sua visão de geração de riqueza está alicerçada no surgimento dos parques científicos e tecnológicos, fazendo do país um dos mais inovadores do mundo”, considera Prikladnicki.
O convênio foi assinado pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, e pelo presidente do Tuspark, Herbert Chen, durante 31ª Conferência da Associação Internacional de Parques Tecnológicos (Iasp) em Doha, no Qatar. Os dois representantes também são presidentes da Iasp para a América Latina e Ásia, respectivamente.