
Aquistae: com Telebras, mais um o da Infovia RS. Foto: Baguete.
Telebras e Procergs acabam de um termo de ajuste para iluminar 510 km de fibra óptica que irá conectar redes de telecom estaduais e federais, interligando as cidades gaúchas de Porto Alegre, Guaíba, Quinta, Pelotas, Presidente Médici e Bagé.
“A integração dará condições de implementar o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), além de atender à necessidade de infraestrutura para a realização da Copa do Mundo de 2014”, afirma o presidente da estatal, Caio Bonilha.
Conforme o gestor, o projeto com a Procergs é o “o Rio Grande do Sul” da estratégia para formação do chamado Anel Sul, que irá interligar toda a região via fibra óptica.
A conexão de alta velocidade fornecida pelo anel poderá ser utilizada pelo governo estadual para atender a escolas, hospitais e secretarias, além de órgãos que compõem a rede privativa do governo federal no estado.
Para o presidente da Procergs, Carlson Janes Aquistae, a parceria com a Telebras também impulsiona a Infovia RS, projeto do governo gaúcho anunciado no ano ado, com investimento total previsto em R$ 44,9 milhões.
Capitaneada pela Procergs, a rede visa a conectar as repartições públicas no interior gaúcho.
A primeira fase do projeto foi inaugurada em abril deste ano, com parceria da Secretaria da Educação, que custeou a conexão de 22 escolas em Bagé e duas em Aceguá.
O projeto tem economia projetada de R$ 91,6 milhões em três anos com os serviços de telecomunicações – que serão substituídos por VoIP – para os órgãos públicos e também é executado em conjunto com a Telebras, além de CEEE.