PREVENÇÃO

TIM E MCTI firmam parceria para monitorar clima 1e2ve


28 de agosto de 2013 - 17:55
Carlos Nobre, do MCTI. Foto: divulgação.

Carlos Nobre, do MCTI. Foto: divulgação.

A TIM assinou nesta quarta-feira, 28, um acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para a instalação de plataformas de coleta de dados pluviométricos em Estações Rádio Base (ERB) da operadora, de olho na prevenção de emergências relacionadas ao clima.

De acordo com o termo assinado pelas duas organizações, as plataformas serão colocadas em ERBs localizadas nas proximidades de áreas de risco de desastres naturais. A informação é da Computerworld.

Inicialmente, o ministério irá colocar pluviômetros em cerca de 200 antenas da TIM e em estados do Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, já foram aprovadas para instalação imediata.

Nesta parceria, a instalação e a manutenção dos equipamentos serão de responsabilidade de técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

A TIM, por sua vez, oferecerá o local para a instalação do pluviômetro e os chips para a transmissão dos dados.  

“Com os dados, será possível registrar, a cada cinco minutos, a quantidade de chuva sobre as áreas de risco de deslizamentos e de inundações bruscas, a fim de oferecer mais segurança às comunidades que vivem nessas áreas”, afirma o Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre.

Por meio do Cemaden, atualmente o governo federal monitora mais de 340 municípios, usando estas informaçoes para enviar alertas de risco de deslizamento e inundação.

O plano do MCTI até o final do ano que vem é instalar cerca de 2,8 mil pluviômetros automáticos em todo o território nacional, ampliando para 821 o número de cidades monitoradas.

VIVO TAMBÉM

Em fevereiro, o MCTI firmou também com a Telefônica Vivo firmou uma parceria de cooperação técnica para implantar sistemas e equipamentos de monitoramento de riscos climáticos.

O acordo envolve a instalação de 1,5 mil pluviômetros em edifícios do governo federal e em torres de telefonia. O valor do investimento no projeto não foi divulgado pela Vivo.

Leia mais 6z23s

INTERNET MÓVEL

Curitiba agora tem 4G da TIM h6920

Há 4288 dias
PREVISÃO DE RISCOS

Vivo e MCTI em monitoramento climático 4h3o4c

Há 4383 dias
CONEXÃO

TIM lança banda larga para empresas 1j526b

Há 4328 dias
FABRICAÇÃO NO BRASIL

Alcatel se une à TIM e investe em tablets 154o16

CAMPANHAS DE 2004

TIM e Vivo multadas por propaganda enganosa 6v5x5o

DINDIN PARA INOVAÇÃO

MCTI: R$ 12 mi para parques e incubadoras 5o1xn

SEMICONDUTORES

Unisinos na luta por verba do MCTI 5q5i55

EM TELCONFERÊNCIA

MCTI lança rede de gestão integrada 1x456k

ATÉ R$ 40 MILHÕES

MCTI: edital para aceleradoras sai este mês 5e3n17

4G

MCTI rejeita rádio da Ericsson 2p6y6o