SUPPLY CHAIN

Totvs aposta em RFID 54424l

Totvs quer levar tecnologia de identificação por radiofrequência para o mainstream. 614r4

06 de outubro de 2014 - 16:26
Gilsinei Hansen. Foto: divulgação/Totvs.

Gilsinei Hansen. Foto: divulgação/Totvs.

A Totvs acaba de inaugurar em ville um centro de desenvolvimento de soluções de supply chain, o CEISupply, que deve ser o ponto focal da estratégia da gigante brasileira de ERP para levar aos seus clientes novidades como o RFID, wearables e aplicações para dispositivos de aproximação, os chamados iBeacons.

De acordo com avaliações da Totvs, pelo menos 11 mil clientes seus na área de indústria, bens de consumo e têxtil tem possibilidade adotar em alguma medida esse tipo de novidades tecnológicas em um futuro próximo.

Para tanto, a empresa aposta em uma abordagem junto com parceiras como a Neogrid, gigante de supply chain fundada por Miguel Abuhab, um dos sócios da antiga Datasul. Ainda hoje, as operações da Neogrid na cidade catarinense ficam a poucos os da atual Totvs.

Além da Neogrid, também estão no barco a Honeywell, multinacional de coletores de dados, a Dimep, companhia brasileira de sistemas de ponto, a Systembelt, empresa catarinense especializada em esteiras para linha de montagem e a IF RFID, uma empresa do Paraná que importa etiquetas de radiofrequência.

Olhando a lista, pode parecer que a Totvs está se posicionando como uma integradora capaz de entregar projetos completos mais além de uma implantação de ERP, e é mais ou menos isso, explica Gilsinei Hansen, VP de Segmentos da Totvs.

“O ERP é o centro nervoso das empresas. Nós não queremos entrar no negócio de distribuição de hardware, que é muito diferente do nosso, mas ser capazes de fazer o sizing da tecnologia necessária e aproximar parceiros que respondam a essas necessidades”, explica Hansen.

Segundo o executivo, a empresa já tem alguns projetos entregues nessa nova abordagem, incluindo um grande atacado de roupas, no qual etiquetas de RFID estão agilizando o check out.

As etiquetas de radiofrequência são a grande estrela da nova abordagem da Totvs. Nos últimos anos, o preço da unidade caiu em um ordem de valor de 10 vezes, fazendo com que a tecnologia deixasse de ser uma aplicação para nichos que lidam com produtos de alto valor e ficasse pronta para o mainstream.

A Totvs fortaleceu sua posição nesse segmento também por meio de aquisições. No começo de 2013, levou a PC Sistemas especializada em software para os setores de distribuição, atacado e varejo, por um valor inicial de R$ 80 milhões.

Além das condições do mercado, a Totvs aposta também no Brasil ID, um projeto do governo federal para introduzir identificação por RFID na movimentação de cargas do país, facilitando a fiscalização de tributos.

Atualmente nas suas fases iniciais o projeto deve operar com a mesma lógica da nota fiscal eletrônica, com um piloto em seis transportadoras, apoiada por algumas empresas de tecnologia (até agora, só fabricantes de equipamentos como Honeywell e Semp) sendo em breve expandido para adoção obrigatória por segmentos.

A Totvs já tem clientes participando do piloto e espera entrar em breve no conselho executivo, visando alavancar ainda mais o seu novo negócio na área de supply chain.

* Maurício Renner viajou a ville a convite da Totvs.

Leia mais 6z23s

CLIENTES

PC Sistemas: novo diretor de relacionamento 3y1021

Há 3911 dias
ARRIBA

Totvs tem reforço no México 3pr4j

Há 3905 dias
VAREJO

Totvs integra seu PDV ao software RMS 3s281n

Há 3904 dias
ERPs

Atlas migra da Datasul para SAP 3r5u54

ERP

Sonda IT sai do mercado de B1 334aq

SÉRIE 1

Totvs: nova oferta em saúde 9444h

TRILHOS

Totvs fará o RH do Trensurb 3i4o58

ERP

Visual turismo vai de Protheus 5u3sn

MATCH INSIGHTS

SAP: parceria com Panasonic para futebol 6r3x66

GESTÃO

AMA, de o Fundo, vai de Totvs 1r32m

CRÉDITO

Linx leva R$ 102,8 milhões do BNDES 2041