Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Denis Del Bianco. Foto: divulgação.
A Totvs Consulting, unidade de consultoria de negócios da Totvs, fechou nesse mês a implementação de dois centros de serviços compartilhados (CSCs), um no grupo de educação Ser Educacional e outro na varejista fluminense Leader.
É um marco importante, uma vez que a companhia fez 30 projetos de CSC nos últimos cinco anos, uma média de um a cada dois meses.
“O centro possibilita às empresas reorganizar e padronizar seus processos que, em muitos casos, estão fragmentados por serem executados em departamentos ou unidades de negócio diferentes”, explica Denis Del Bianco, diretor da Totvs Consulting.
O Grupo Ser Educacional mantém escolas de ensino superior, além de centros universitários em 11 estados do Brasil que atendem a mais de 110 mil alunos.
A implementação de um CSC teve como objetivo integrar informações das áreas de Suprimentos, Cadastro, Departamento Pessoal, Financeiro, Faturamento, Controle de Crédito, Fiscal, Contábil e Tecnologia da Informação das 29 unidades do Grupo.
“Com a nova estrutura pretendemos garantir uma cultura prestadora de serviços, melhorando o prazo e a qualidade de atendimento às áreas de negócio. Além disso, aremos a atuar como e à estratégia de crescimento orgânico do Grupo e em processos de fusões e aquisições”, afirma Joaldo Diniz, diretor do CSC e CIO do Grupo Ser Educacional.
Já o Grupo Leader tem 160 lojas distribuídas em 10 estados. O novo CSC integrou os dados das áreas de istração de Pessoal, Cadastro, Suprimentos, Contas a Pagar, Contas a Receber, Tesouraria, Conciliação, Contábil, Fiscal, Contratos e BackOffice de Compras da companhia e da Rede Seller – empresa adquirida pelo Grupo em 2013.
“O projeto de CSC foi realizado juntamente com a integração da Rede Seller ao Grupo, exigindo uma atenção especial dos consultores na definição dos processos, estrutura organizacional e pessoas para o correto funcionamento do Centro de Serviços Compartilhados Leader”, explica Flávio Sanchez, diretor de TI, projetos e CSC da Leader.
Segundo as estimativas da Totvs, atualmente, há aproximadamente 100 centros de serviços compartilhados no Brasil, no entanto, há potencial para mais de mil CSCs.