
Aparelhos de 2013 consumiram sete vezes mais dados do que os de 2009. Foto: flickr.com/photos/keokiseu.
O volume de tráfego de dados cresce 40% a cada nova geração de smartphones. Os aparelhos de 2013 consumiram sete vezes mais dados do que os lançados em 2009.
Nos tablets, o consumo é ainda maior, mais do que o dobro de dados que os smartphones.
“95% dos dados estão sendo consumidos por smartphones, mas com o crescimento das vendas de tablets mais baratos as operadoras vão se deparar com equipamentos ‘famintos’ por dados”, conta o diretor de marketing global da Actix, Neil Coleman.
As informações são resultados de uma pesquisa da Actix, empresa inglesa especializada em softwares para redes móveis, divulgadas pelo Convergência Digital.
O estudo avaliou a pressão sobre as redes de o por rádio, entre as estações radiobase e aparelhos.
“As redes vêm lutando para acompanhar o crescimento da demanda por dados. Primeiro com a agem dos feature phones para os smartphones, agora com o upgrade para equipamentos de alta capacidade”, ressalta Coleman.
Além disso, o estudo revelou que os aparelhos Apple consomem quase o dobro de dados por sessão do que os equipamentos com sistema Android.
Os três primeiros colocados entre os aparelhos mais consumidores de dados são os iPhone 4, 4S e 5. Entre os 10 que estão no topo da lista, quatro são da Samsung.
A pesquisa foi realizada com aproximadamente 100 mil aparelhos usuários de redes móveis na Europa e nos Estados Unidos durante o ano de 2013.
O número de os em banda larga chegou a 126,6 milhões em novembro do ano ado, com um índice de 42% de crescimento frente a novembro de 2012.
Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), revelou que 37,4 milhões de novos os foram ativados em 12 meses e em 2013 o ritmo de ativação foi de 1,4 nova conexão por segundo.