
O cooktop vem com sensores embarcados e conectividade bluetooth e Wi-Fi. Foto: Divulgação
A Tramontina vai apresentar o Guru, um fogão com tampa de vitrocerâmica que aposta em tecnologia embarcada da Ayga, uma startup gaúcha focada em Internet das Coisas, na próxima edição do Consumer Electronics Show (CES), a maior feira de tecnologia para consumo do mundo.
É a primeira vez que a Tramontina estará na feira, que acontecerá de 5 a 8 de janeiro de 2023 em Las Vegas, nos Estados Unidos, e é um local tradicional para o lançamento de produtos de grandes marcas.
A empresa gaúcha terá um estande no Venetian Expo, na área de foodtech, onde serão feitas demonstrações do produto para que os visitantes conheçam o fogão e a tecnologia desenvolvida.
Considerada a feira internacional de maior influência tecnológica do mundo, a CES reuniu cerca de 170 mil participantes em 2020, antes da pandemia da Covid-19, com a exibição de aproximadamente 4 mil empresas.
Lançado em 2021, o cooktop vem com sensores embarcados e conectividade bluetooth e Wi-Fi, permitindo que ele envie avisos para um app, a partir do qual também é possível fazer um controle remoto.
Uma aplicação prática é acompanhar os diferentes pontos de cozimento (o equipamento sabe a quantidade de ingredientes e a temperatura exata dentro da a) das receitas disponíveis no app, por exemplo.
O cooktop é portátil, e, de acordo com o marketing da Tramontina, tem um apelo para cozinheiros inexperientes e é ideal para ambientes compactos, varandas gourmet ou ambientes externos. O preço é R$ 1994 na loja da empresa gaúcha.
Do conceito ao lançamento, o cooktop Guru levou cerca de quatro anos para ser desenvolvido, testado e, só então, disponibilizado ao mercado.
“Hoje, parece óbvio ter o aplicativo e as funções (balança, sensor de temperatura, controle de potência), mas na época era muito conceitual”, diz João Ricardo Wagner de Moraes, sócio e CTO da Ayga.
Em dezembro do ano ado, o Guru recebeu o ouro no New York Product Design Awards, premiação que reconhece os destaques no segmento de design de produto mundialmente.
No mesmo ano, recebeu o ouro na categoria Design Industrial no prêmio Grands Prix du Design, um concurso de Montreal, no Canadá, que premia projetos de design de mais de 35 países.
Já neste ano, o fogão recebeu o prêmio Good Design Award, o mais antigo concurso de design no mundo.