MAIS UM

TRF-1 é atacado por hackers 571b2s

Tribunal é o que abriga mais processos no país, abrangendo o Distrito Federal e 13 estados. 3y2w65

27 de novembro de 2020 - 17:13
Este é pelo menos o quarto ataque a órgãos do judiciário somente em novembro. Foto: divulgação.

Este é pelo menos o quarto ataque a órgãos do judiciário somente em novembro. Foto: divulgação.

O Tribunal Regional da Primeira Região (TRF-1) foi a bola da vez dos ataques hackers nesta sexta-feira, 27: invasores dizem ter obtido o a arquivos em mais de 40 bases de dados do tribunal.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o ataque foi comemorado nas redes pelo grupo, que afirma ter capturado os dados e que, dessa forma, conseguiu mostrar a vulnerabilidade do sistema do TRF-1.

O TRF-1 é o que abriga mais processos no país, abrangendo casos do Distrito Federal e de 13 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

No site Ghostbin, usado para expor vazamentos, um hacker identificado como M1keSecurity publicou nomes de arquivos que estariam em quatro das 47 bases de dados do TRF-1 adas. Os arquivos, no entanto, não foram publicados.

“Vazamento de dados do Tribunal Regional da Primeira Região (portal.trf1.jus.br). isso é sério? um orgão tão importante com uma vulnerabilidade tão grave.. nest post estamos expondo "só" o conteudo de 4 (cit, concurso, stf e trfweb) das 47 DBS, apenas para demonstrar que o TRF1 tambem é vulneravel nosso objetivo NÃO é causar o caos, nem prejudicar o TRF1”, dizia a mensagem publicada.

A assessoria do TRF-1 confirmou o ataque ao Estadão e disse que a equipe do tribunal está avaliando, mas a princípio houve somente uma divulgação de material que já era de domínio público.

Além disso, o banco de dados do tribunal “está em manutenção para analisar uma possível falha na segurança”.

Após o ataque, o site do tribunal foi retirado do ar para adoção de medidas preventivas e a Secretaria de Tecnologia da Informação colocou todos os serviços em modo para investigação e providências. 

O TRF-1 disse ao jornal que “não se identificou nenhum ativo de Tecnologia da informação comprometido”.

Este é pelo menos o quarto ataque a órgãos do judiciário somente em novembro.

No dia 3, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi alvo de hackers que bloquearam o o a informações restritas e pediram pagamento de resgate para liberá-las, o que paralisou as atividades no STJ e suspendeu o andamento de processos.

O Tribunal da Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) foi atacado no dia 11, causando problemas no Eproc, sistema de processo eletrônico do judiciário gaúcho. 

No primeiro turno das eleições municipais, dia 15, hackers realizaram ações contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Este último foi reivindicado pelo grupo CyberTeam, liderado pelo hacker conhecido como Zambrius, de Portugal. Ele diz ter atacado ao menos 61 outras páginas com o domínio “.br”. De 2017 para cá, foram 140.

Leia mais 6z23s

ESTRAGO

Vazamento expõe dados de quem fez teste da Covid-19 685331

Há 1639 dias
ELEIÇÕES 2020

TSE sob ataque de hackers 291j36

Há 1649 dias
NO BYOD

Sem notebooks particulares no STJ 5n3m6c

Há 1652 dias
SEGURANÇA

TJ-RS atacado por hackers 2g6c2c

ATAQUE

Estrago dos hackers no STJ foi grande 511l5d

SEGURANÇA

STJ paralisa atividades após ataque hacker 1u4ny

DADOS

Como fazer backup hoje em dia? jl1r

SEGURANÇA

Hackers afirmam ter 874 GB de dados da Braskem x2jt

SEGURANÇA

Software AG sofre ataque de malware 2m2y6k

SEGURANÇA

Braskem sofre ataque de ransomware 2b2h3k