CINTO

Twitter reduz conta da Salesforce em 75% 6vw2n

Más notícias para a Salesforce: menos funcionários nos clientes = menos CRM. 4m6sx

15 de fevereiro de 2023 - 05:58
Apertem os cintos, o orçamento sumiu. Foto: Depositphotos.

Apertem os cintos, o orçamento sumiu. Foto: Depositphotos.

O Twitter reduziu sua conta anual com a Salesforce em 75%, derrubando o valor de US$ 20 milhões para US$ 5 milhões. 

A revelação é do site The Information e aponta uma tendência preocupante para a gigante de CRM: na medida em que grandes empresas de tecnologia cortam suas equipes, também se reduz o número de usuários de software e os valores totais pagos.

A redução no contrato do Twitter está no mesmo nível da redução total da equipe da rede social, que demitiu cerca de 75% dos seus funcionários depois de ser comprada pelo bilionário Elon Musk.

Os cortes no Twitter foram de longe os mais agressivos no mercado de tecnologia, mas a verdade é que quase todo mundo fez demissões em alguma quantidade. 

No início deste ano, a própria Salesforce anunciou que iria demitir 7 mil funcionários, algo próximo de 10% da sua equipe global (o CEO, Marc Benioff, foi se recuperar da decisão na Polinésia).

Em novembro de 2022, a Meta, dona do Facebook, WhatsApp e Instagram, demitiu mais de 11 mil funcionários — o maior corte da sua história, reduzindo seu quadro de trabalhadores em 13%.

A Microsoft disse que iria demitir cerca de 10 mil funcionários até o final de março, quase 5% de uma força de trabalho global de 221 mil pessoas. Mesmo players mais tradicionais, como a SAP e IBM, fizeram cortes modestos, na casa do 1,5% e 2,5%, respectivamente.

Empresas de tecnologia são um dos grupos de clientes chave da Salesforce, o que torna o problema ainda mais complicado. 

Não que nos demais grupos de clientes o cenário seja muito inspirador para fornecedores de software. 

Segundo relata o The Information, grandes empresas como a varejista Target já tomaram medidas para reassumir o controle das compras de software, que nos últimos anos vinham sendo cada vez mais conduzidas por gerentes de nível hierárquico mais baixo.

O objetivo é apertar o cinto, o que pode levar por exemplo a que muitas empresas troquem o Slack, um produto popular entre os profissionais pelo qual a Salesforce pagou uma baba de dinheiro, por alternativas de concorrentes como a Microsoft e o Google, que vêm em pacotes, com custos menores.

Leia mais 6z23s

NÚMEROS

Totvs cresce 27% em 2022 1l5e6n

Há 828 dias
RELAX

CEO da Salesforce: recuperação na Polinésia 2v5b41

Há 829 dias
VALE DO SILÍCIO

Fundo britânico quer mais 30 mil demissões no Google 2v5b6l

Há 848 dias
PEDAÇO

Elliott compra participação na Salesforce 6n6j62

MEDIDAS

Salesforce demite 10% 3no6d

PORCO

Palmeiras fecha com Salesforce 265t69