
Projeto da nova sede do Uber, versão guardanapo de bar. Foto: Divulgação-Uber.
O Uber vai transferir a sua sede de São Paulo para Osasco, na região metropolitana da capital paulista.
Com a decisão, a empresa troca o escritório no São Paulo Corporate Towers, um prédio chique na avenida Juscelino Kubitschek, por uma sede no estilo campus, na região da Vila Iara em Osasco.
A Vila Iara é uma área de alto padrão também, facilmente ível pela Marginal Pinheiros. Nas redondezas ficam a sede do Bradesco e um clube de golfe.
A decisão foi comunicada aos cerca de 1 mil funcionários do Uber no país nesta segunda-feira, 31.
O novo projeto prevê 12 mil metros quadrados de área construída e outros 18 mil de área verde, para trazer mais espaços abertos e ao ar livre.
Com a nova sede, a ser inaugurada em 2022, vem também uma nova política de trabalho, com três dias de trabalho presencial e dois em casa.
A nova sede terá restaurante, cafeteria, academia, sala de amamentação, além de áreas para a prática de yoga, alongamento e meditação e para receber os animais de estimação dos funcionários.
O espaço também terá o primeiro Centro de Tecnologia da Uber na América Latina, inaugurado no Brasil em 2018.
“Depois de tanto tempo trabalhando quase que integralmente de maneira remota, o espaço que vai receber nossos funcionários precisa refletir também os novos hábitos que foram incorporados à nossa vida nesse período”, afirma o diretor geral da Uber para América Latina, George Gordon.
Segundo Gordon, “pegar longas filas para almoçar ou gastar muitas horas no trânsito” para estar em um escritório localizado em uma região central da cidade ou a não fazer mais sentido quando “ir todos os dias ao trabalho” mudou de significado.
As sedes estilo campus, um modelo consagrado por empresas do Vale do Silício como Google e Facebook, parecem estar em alta.
No ano ado, a XP Investimentos, vizinha do Uber no São Paulo Corporate Towers, anunciou a contrução do que chamou de XP Villa, também nos arredores da capital paulista.
O Agibank, fintech em alta fundada em Porto Alegre, transferiu sua sede de um endereço corporativo na capital gaúcha para um campus, dessa vez em Campinas.
O local escolhido foi o Parque Corporativo Bresco Viracopos, um complexo empresarial com mata nativa, restaurantes e academia, vizinho ao aeroporto de Viracopos, onde já estão empresas como John Deere, Azul Linhas Aéreas, Grupo Ultra, Embraer, DHL, Benteler, FCA, dentre outras.