GAIA-X

UE quer alternativa em nuvem 524w4k

Iniciativa reúne 22 empresas européias para competir com AWS e Alibaba. 1t3q5g

08 de junho de 2020 - 07:49
União Europeia quer por o continente no mapa da computação em nuvem. Foto: Pexels.

União Europeia quer por o continente no mapa da computação em nuvem. Foto: Pexels.

A União Europeia acaba de lançar o Gaia-X, uma organização sem fins lucrativos que visa constituir uma alternativa europeia no mercado de computação em nuvem, nos quais os grandes competidores são empresas americanas como AWS, Google, Microsoft e alternativa aparente é a chinesa Alibaba.

A iniciativa une 22 grandes empresas, incluindo gigantes de manufatura como Siemens, BMW e Bosch, operadoras de telecomunicações como a Deutsche Telekom, o maior player europeu de data center, a sa OVHcloud e empresas de tecnologia como SAP e Atos.

O objetivo do Gaia-X é criar as regras pelas quais provedores de serviços na nuvem podem interoperar estando compliance com regulações da União Europeia, visando garantir segurança de dados e transparência.

“A infraestrutura digital da Europa está em mãos de um pequeno grupo de empresas não europeias: a Europa não tem desenvolvedores de sistemas notáveis, não tem mecanismos de busca, não tem uma rede social global e não tem uma infraestrutura de cloud competitiva”, resume um documento do Gaia-X.

Como na prática o Gaia-X deve oferecer uma alternativa aos players já estabelecidos não fica muito claro, mas é dá para imaginar que a União Europeia pode criar regulação que torne a vida dos competidores mais complicada, enquanto fomenta o desenvolvimento da sua alternativa.

O lançamento do Gaia-X teve a participação dos ministros da Economia da França e da Alemanha, as duas maiores economias do bloco. O lançamento oficial está previsto para 2021.

Leia mais 6z23s

COMUNICAÇÃO

Amazon adota serviço da Slack 1d4d3f

Há 1815 dias
CRISE

Software: é hora de ir apertar os clientes? 475t21

Há 1816 dias
PARCERIA

Serpro vai vender nuvem da AWS 2a544n

Há 1818 dias
POSICIONAMENTO

Vivo vira broker de nuvem 3w2p2

VERDADES

Fundador abre o jogo sobre a SAP 11y4p

QUEDA

Gartner: gasto em TI vai cair 8% 3h706i

NUVEM

Oxi-Maq migra Proteus para AWS 3o6s2d

VIRADA

Paraná derrete apoio ao software livre 275k6h

RÁPIDO

Reclame Aqui migra B1 para AWS em 24h 1j2240