
Berthier Ribeiro, cofundador e CEO da Ume (Foto: LinkedIn)
A Ume, empresa paulista de crédito e pagamentos via Pix, captou uma rodada série A avaliada em US$ 15 milhões e liderada pela PayPal Ventures.
Participaram dos investimentos também nomes como NFX, Globo Ventures, Clocktower Ventures e Endeavor.
No mercado há cinco anos, a companhia conta com mais de seis mil lojas parceiras e oferece anuidade zero para seus clientes.
Com a plataforma, é possível comprar na Claro, Inforcell, Oi, o Saúde, Via Uno, Vivo, Tropy e SDP Atacarejo.
Hoje, mais de 200 mil pessoas usam o crédito da empresa.
A partir da nova captação, a Ume pretende fortalecer sua oferta de Pix, em busca de ajudar pequenas e médias empresas a oferecerem maior flexibilidade aos seus compradores.
Segundo o site Startups, isso será feito por meio de investimentos nas áreas de vendas, marketing e tecnologia.
“Nossa visão é construir a principal plataforma de pagamentos e serviços focados no Pix, que ofereça aos consumidores mais facilidade na hora de pagar e ajude milhares de varejistas a crescerem seus negócios. Ao colocar o Pix no centro de nossa estratégia, conseguimos entregar às PMEs uma variedade de serviços financeiros que elas podem oferecer de maneira fácil e conveniente para seus clientes”, comenta Berthier Ribeiro, cofundador e CEO da Ume.
Em atuação desde 1998, o PayPal processou mais de 20 bilhões de pagamentos em todo o mundo, totalizando trilhões de dólares. Em 2023, a empresa registrou uma receita de US$ 29,1 bilhões, alta de 7,67%.
A marca opera no Brasil desde 2010 e em 2022 deixou de funcionar como uma carteira digital no país. Apesar disso, ainda é possível usar o serviço para compras com cartão de crédito e receber dinheiro do exterior. Um de seus concorrentes, atualmente, é o Mercado Pago, do Mercado Livre.
Agora, a empresa se prepara para investir no Pix depois de ter deixado de aceitar a modalidade no ano ado.