
Gabriela Onofre.
A Unico, provavelmente a empresa de idtech mais quente do Brasil, fez uma mudança em sua identidade de marca, ando a adotar a letra U em maiúsculo no seu nome.
O nome atual, na época com a letra U minúscula, foi adotado em dezembro de 2021, no lugar de o Digital, como a empresa foi conhecida nos seus primeiros 13 anos de atuação.
“A virada da marca há dois anos foi fundamental para nos posicionar como empresa de identidade digital, setor no qual fomos pioneiros no Brasil. O nome ‘Unico’ dá ênfase ao fato de que cada um de nós é único, isso é o core da nossa atuação”, afirma Gabriela Onofre, VP de Comunicação e Marketing da Unico.
(Talvez o leitor do Baguete não tenha percebido, porque o site sempre escreveu Unico com maiúscula, como cabe a um nome próprio.
Não se trata apenas da Unico. Essa tem sido a política do site na última década e tanto, quando começou a moda corporativa dos nomes escritos todos em minúsculas.
A reportagem gostaria de pensar que a decisão de uma empresa de grande porte como a Unico marque uma virada de onda na história dos nomes com minúsculas).
A decisão de escrever o nome com maiúscula é uma de uma série de alterações de branding da Unico.
A empresa criou uma inclusive uma fonte própria para escrever a marca, cujos atributos devem ajudar pessoas com baixa visão e dislexia a distinguir melhor os caracteres. A paleta de cores também ou por ajustes com foco em ibilidade, criando mais fluidez e equilíbrio na leitura.
O rebranding também trouxe refinamentos do logo e na estrutura de submarcas para dar mais visibilidade aos produtos e serviços de autenticação de identidade digital da empresa.
A nova estrutura traz a verticalização, sem os traços dividindo as categorias, e com a fonte resultando em uma maior consistência de linguagem: unico | check a a se chamar Unico check, e assim respectivamente com sign e people.
Todas essas alterações visam tornar a marca mais próxima para o usuário final (o público B2c, no jargão do marketing).
Hoje muita gente já usa a tecnologia da empresa sem saber. De acordo com a Unico, foram 38 milhões de os a 800 bancos, carteiras digitais, fintechs, varejo e comércio eletrônico autenticados por meio da tecnologia da empresa.
Com o objetivo de se aproximar do mercado B2C a Unico anunciou recentemente o lançamento do Token Biométrico, tecnologia que utiliza a identidade digital para autenticar transações do dia a dia, como uma transferência bancária ou algum pagamento online, eliminando a necessidade de senhas e acrescentando uma camada extra de segurança.