
Unidas criou uma cultura de dados dentro da empresa. Foto: Divulgação.
A Unidas, uma das maiores locadoras de veículos do Brasil, está usando o software de visualização de dados Qlik Sense para analisar informações extraídas do seu sistema de gestão da ECC da SAP.
O projeto foi entregue pela Nordica, uma das maiores parceiras da Qlik no Brasil, e diminuiu de 14h para apenas 58 minutos o tempo gasto com extração e processamento dos dados transacionais relativos aos setores de contabilidade e istrativo financeiro.
“A área de Business Intelligence centralizada da Unidas responde por toda a informação gerencial corporativa da Companhia e possui mais de 200 painéis no Qlik, de onde os executivos e suas equipes acompanham seus indicadores e podem avaliar o desempenho do nosso negócio dia a dia”, afirma Carolina Hoffmann, gerente geral de Planejamento Financeiro.
De acordo com Hoffmann, agora os executivos têm o a um balanço patrimonial atualizado de hora em hora.
Além da tecnologia, as áreas de Business Intelligence e RH estruturaram o programa “AtuAção” com cerca de 450 pessoas envolvidas em nível de liderança com treinamentos sobre fluência em dados, análise de dados, além de benefícios da exploração das soluções e ferramentas de mercado.
“Sentimos na nossa rotina os benefícios no trabalho das pessoas e muitos estão instigados em tornar demandas mais analíticas, subsidiando a estratégia de negócios com nível de autonomia e automatização muito grande e gastando menos tempo extraindo e consolidando dados”, avalia a gerente de BI, Priscila Papazissis.
A Unidas teve lucro recorde de R$ 1 bi em 2021, um avanço de 153%, gerando uma receita líquida consolidada R$ 6,3 bilhões, um crescimento de 14,1% sobre 2020.
Atualmente a companhia conta com cerca de 5.100 funcionários e uma frota de mais de 200 mil veículos.