NUVEM

Unimed do Brasil quer cooperativas na AWS 663q1c

Com 340 singulares no país, a companhia fechou modelo de contratação único com a Embratel. 4z5g9

10 de janeiro de 2025 - 13:11
Mauricio Cerri, superintendente de tecnologia e inovação da Unimed do Brasil. Foto: divulgação.

Mauricio Cerri, superintendente de tecnologia e inovação da Unimed do Brasil. Foto: divulgação.

A Unimed do Brasil está propondo que suas 340 cooperativas, presentes em todo o território nacional, migrem dos ambientes on-premises para a nuvem da Amazon Web Services (AWS) com integração da Embratel.

Ao procurar a integradora, a companhia buscou um modelo de contratação único, que contemplasse as necessidades de unidades com diversos portes e perfis. 

Com isso, a Embratel fez uma proposta com a adoção de soluções sob demanda, onde cada cooperativa terá o à gama de soluções adotadas pela Unimed do Brasil e poderá contratar os serviços diretamente no portal de forma simplificada.

Segundo a empresa, o objetivo da adoção é preparar seu sistema para uma transformação digital, com ênfase na eficiência dos dados e no uso de inteligência artificial generativa para melhorar os processos operacionais.

A ideia é oferecer uma ampla gama de serviços, como armazenamento, banco de dados, análise de dados, machine learning, IA, Internet das Coisas (IoT) e segurança.

“Temos certeza que as soluções da AWS, como data lakes e modelos de machine learning, trarão grandes possibilidades de análises de dados em larga escala e soluções de IA para todos os cooperados e empresas de tecnologia do Sistema Unimed”, afirma Mauricio Cerri, superintendente de tecnologia e inovação da Unimed do Brasil.

O projeto integra o chamado Projeto Sinergia, um plano diretor de TI para o sistema Unimed em conjunto com a Seguros Unimed e a Unimed do Brasil, que já fez o mesmo com a adoção de soluções SAP.

A ideia é basicamente unir forças para negociar uma série de contratos a preços mais competitivos junto a fornecedores. Depois disso, dar o aos benefícios em um portal para todas as singulares.

Na prática, cada uma das singulares é uma empresa independente e é sócia da Unimed Nacional, a cooperativa de segundo grau. 

Grandes clientes, como Santander, Itaú, Votorantim e Ambev, por exemplo, que têm funcionários em diferentes regiões, fecham contratos com a Unimed Nacional em vez de cada singular. 

Já os beneficiários de singulares têm cobertura nacional por meio da Unimed Nacional.

Quem acaba fazendo todo esse processo de conexão, que soma cerca de 19 milhões de vidas, é a Unimed do Brasil. 

Com 25 anos de atuação, a cooperativa é responsável pela operação nacional dos planos de saúde da marca Unimed, compreendendo mais de 2,2 milhões de beneficiários.

Além disso, comercializa assistência médica com foco regional nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Itabuna e Ilhéus, na Bahia; Luziânia (GO); São Luís (MA); Brasília (DF); e São Paulo e ABC (SP). 

No mercado há 18 anos, a AWS tem mais de 240 serviços a partir de 105 zonas de disponibilidade em 33 regiões geográficas, com planos anunciados para mais 21 zonas de disponibilidade e mais sete regiões na Malásia, México, Nova Zelândia, Reino da Arábia Saudita Arábia, Taiwan, Tailândia e a Nuvem Soberana Europeia da AWS.

A Embratel é uma marca pertencente ao grupo Claro que atua no segmento corporativo, dedicada às soluções que incluem aplicações em nuvem, segurança digital, IoT e serviços de TI. 

Entre seus clientes, estão nomes como Rumo, Crefisa, Nestlē e Hospital das Clínicas.

Leia mais 6z23s

MARKETING

Unimed de Mineiros contrata CRM da Smark Saúde 432c2i

Há 157 dias
NUVEM

Unimed Patos de Minas migra para OCI com Octafy 4w39

Há 162 dias
NOVO O

Unimed prepara CVC para 2025 6i5vg

Há 163 dias
SAÚDE

Unimed São José dos Campos aprimora TI com Dell 5t3c1z

SAÚDE

Unimed lança mais duas healthtechs 1f3j2u

SAÚDE

Programa da Unimed escolhe ideias que podem gerar R$ 7 mi 4n3bo