(1).png?w=730)
Foto: Divulgação
A Unimed Sorocaba e a Unimed Sudoeste Paulista, ambas parte do sistema de cooperativas médicas brasileiro que atua como operador de planos de saúde, contrataram a MV, multinacional brasileira especializada no desenvolvimento de softwares para a área, para criar um cadastro único que deverá hospedar a base de dados das unidades de forma integrada.
A iniciativa faz parte de um acordo de cooperação assinado pelas partes que prevê o compartilhamento de tecnologia e serviços entre ambas, impactando financeiramente as cooperativas, de modo a reduzir custos sem prejuízo assistencial, e gerando ganhos de eficiência.
“Trata-se de um projeto inovador. Ele vai permitir nossa integração para muito além da modalidade de intercâmbio. Na ponta deste projeto, quem se beneficia são nossos clientes que terão um serviço ainda melhor”, aponta Rodney Lester Abud, presidente da Unimed Sudoeste Paulista.
Na prática, as duas cooperativas arão a compartilhar ferramentas para rotinas istrativas, integrando sistemas com a proposta de compartilhar serviços de dados.
“Cada Unimed possui seu próprio sistema financeiro, contábil, jurídico, TI, istração e com esse projeto pretendemos criar uma alternativa que possa integrar em um cadastro único esses sistemas através da tecnologia”, explica Paulo Magnus, presidente da MV.
Fundada em 1971, a Unimed Sorocaba insere-se no grupo classificado como de grande porte, por ter em sua carteira mais de 141 mil clientes diretos, além de outros 88 mil atendidos via intercâmbio.
A cooperativa também conta com pontos de atendimento nas cidades de Boituva, Piedade e Porto Feliz. Atualmente, a instituição é formada por 1.242 cooperados e mais de 2.800 colaboradores.
Já a Unimed Sudoeste Paulista existe desde 1991 e fica sediada em Itapeva, São Paulo. Atualmente, a cooperativa possui mais de 1 mil médicos cooperados, 13 hospitais, 143 clínicas credenciadas, 144 mil clientes e 2.996 funcionários, atendendo mais de 429 mil pessoas.