
Campus da Unisul em Pedra Branca. Foto: Divulgação
A Fundação e os seis câmpus da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) atualizaram a rede wi-fi com uma solução da Aruba, uma empresa da HPE, substituindo a rede anterior, que tinha mais de dez anos.
Agora, a internet a a atender 20 mil estudantes, professores e funcionários. A instalação da solução foi feita pela Seprol, uma integradora de soluções de tecnologia e de serviços gerenciados parceira da Aruba.
“O projeto atendeu plenamente a primeira etapa, que tinha como objetivo aumentar a cobertura, atualizar a tecnologia e trazer novos recursos. Agora a rede wi-fi funciona até mesmo nas áreas comuns, como sala de professores, bibliotecas, corredores, áreas de convivência e salas de aula”, afirma Tatiane Leal, Coordenadora Executiva da área de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação da Unisul.
Foram implementados dois mobility controllers Aruba 7220, que funcionam em cluster com capacidade de dois mil pontos de o; dois mobility masters, ativo - ivo, que servem para istração e replicação de sessão dos mobility controllers e 680 antenas instaladas (APs), devendo chegar a um total de 720 em breve.
Também foi implantada a Aruba Clear, com licença para dez mil usuários concorrentes, que atua como um NAC (Network Access Control); o Aruba AirWave, que istra ativos de rede e relatórios; SSID único, com um portal contendo as opções “Sou Unisul”, para colaboradores e alunos, e “Sou Visitante”, para visitantes; e SSID para IoT, visando equipamentos da instituição que precisam utilizar a rede, mas que não necessitam de um usuário para autenticação.
A solução está integrada ao portal de serviços MinhaUnisul, fornecendo dados de prospects para a área comercial.
A segunda etapa do projeto deve ser implementada em breve. Ela irá trazer facilidades de locomoção oferecidas pela plataforma de software Meridian, da Aruba, que incorpora mapas personalizados de um local a um aplicativo móvel, proporcionando uma melhor localização dos ambientes dentro dos câmpus.
O objetivo é fornecer um mapeamento e navegação auto orientados, fazendo com que os usuários busquem pontos de interesse e em as direções de ponto a ponto, estejam eles em locais fechados ou externos, por meio do app móvel.
Além disso, a tecnologia proporcionará fazer o registro de presença dos estudantes no sistema de gestão acadêmico, liberando o professor na sala de aula de fazer o registro.
A Fundação Unisul é uma instituição educacional criada em 1964, em Tubarão, uma cidade de 106.422 mil habitantes a 130 quilômetros da capital, Florianópolis.
Nos anos seguintes, a instituição ampliou sua atuação com campus em outras cidades catarinenses como Criciúma, Itajaí, Pedra Branca, Içara, Florianópolis, Braço do Norte, Balneário Camboriú e Araranguá.
No ano ado, a Fundação Unisul se separou da Universidade Unisul, transferindo a manutenção desta para a Ânima Educação.
Dessa forma, a Fundação ficou com um negócio próprio, que inclui um colégio, uma estrutura de televisão, gestão de ativos imóveis e projetos externos.
Fundada em 2002 nos Estados Unidos, a Aruba foi adquirida pela HPE em 2005 por US$ 2,7 bilhões. Em 2018, a empresa faturou US$ 2,9 bilhões.
Com mais de 35 anos de experiência, a Seprol é uma das maiores parceiras da HPE para a linha de produtos Aruba no Brasil, tendo sido VAR of The Year pela empresa pelo desempenho no ano fiscal 2019.'
A sede da Seprol é em Florianópolis e ela possui filiais em Palhoça, Biguaçu, Blumenau e Curitiba.