
A cloud computing está no topo das prioridades de investimento das empresas em TI em 2012.
É o que constata uma pesquisa realizada entre setembro e outubro deste ano pela Unisys: das 300 empresas que responderam ao levantamento, 50% destacaram a computação em nuvem como investimento prioritário para o ano que vem.
É o segundo ano consecutivo que o modelo alcança este status.
No ano ado, 44% dos 262 entrevistados para a mesma pesquisa destacaram a cloud no topo de seus interesses.
Conforme Colin Lacey, VP de Serviços e Soluções de Centro de Dados da Unisys, as companhias veem a nuvem como “vital para obter serviços de TI que permitam oferecer soluções para clientes a preços competitivos”.
No estudo deste ano, a lista de prioridades de investimentos dos empresários para 2012 também traz segurança virtual (21%), mobilidade/computação social (21%) e Big Data (8%).
Foco na nuvem
Entre os fornecedores, as prioridades de investimento na nuvem têm gerado movimentação.
Um exemplo é a Benner, terceira maior empresa de ERP nacional, que este ano se fusionou com a Globalweb, braço de hosting services, full outsourcing e gerenciamento de data centers do Grupo TBA.
A t-venture criou uma empresa com faturamento previsto de R$ 240 milhões em 2011 e meta de chegar a R$ 500 milhões até o ano fiscal de 2014, alavancada pelos negócios de computação em nuvem e software como serviço.
“Nosso diferencial é a oferta completa de serviços de infra, datacenter, softwares próprios e BPO, hoje só praticada por alguns dos grandes players mundiais”, destaca Severino Benner, fundador da Benner Sistemas e CEO da Globalweb.
A matriz da nova empresa fica em São Paulo, com unidades em Blumenau, onde foi fundada a Benner, Maringá, ville, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.