(1).png?w=730)
DéIA, a IA do Uol (Foto: Reprodução/Instagram)
O UOL parece ter decidido tirar uma temperatura sobre como o público reagiria a notícias lidas por um avatar.
Em janeiro, o site, um dos maiores do país na área de jornalismo, colocou no ar a DéIA, um avatar baseado em inteligência artificial que atua como um jornalista do portal, apresentando notícias no Instagram oficial do grupo.
Ao contrário do que costuma ser feito nesse tipo de ocasiões, o UOL não fez alardes sobre o tema, que não foi divulgado em notícias no site, ou por meio de press releases.
A aceitação por parte do público não tem sido positiva. Muitos seguidores da página pedem para que o UOL use jornalistas humanos em sua produção de conteúdo, ameaçando deixar de seguir o perfil.
Representada por uma mulher de cabelos castanhos cacheados, com um par de óculos e um ar algo intelectual, a DéIA lê as notícias de uma forma robótica e pouco natural. Um bordao ao final dos vídeos revela que não se trata de uma pessoa real.
“Calma! Eu voltei para contar uma coisa. Não sei se você percebeu, mas eu sou feita por inteligência artificial. Eu sou a DéIA do Uol e vou sempre estar aqui para trazer as principais notícias que você não pode ficar sem saber”, diz.