NOVIDADE

USP implementa cloud universitária 121m5i

Implementação será realizada em dois data centers e atende todas as unidades e áreas de ensino e pesquisa. 393ga

25 de março de 2013 - 16:46
USP tem sua própria nuvem. Foto: flickr.com/photos/31829812@N00

USP tem sua própria nuvem. Foto: flickr.com/photos/31829812@N00

A Universidade de São Paulo (USP) anunciou a Nuvem USP, um serviço de Cloud Computing para hospedar ferramentas e recursos.

Conduzida pela Solve System, parceira Citrix, a implementação será realizada em dois data centers e atende todas as unidades e áreas de ensino e pesquisa. A infraestrutura a os órgãos que centralizam os sistemas de computação da USP.

Essa é a segunda fase do projeto, que começou a ser implantado no ano ado com a disponibilização do novo sistema de e-mail da Universidade. A partir de agora, as Seções Técnicas de Informática das Unidades/Órgãos terão o a ambiente de testes para a criação de servidores virtuais.

Conforme a instituição, esta é a primeira cloud universitária da América Latina e a primeira no Brasil no segmento acadêmico. O serviço abriga serviços em três níveis: corporativo, educacional e científico, íveis também em dispositivos móveis e computadores terminais (thin-clients) instalados pelas unidades.

O objetivo é prover os serviços por meio de uma interface web para que as unidades, departamentos e laboratórios possam gerir servidores, storage e rede através de um portal.

De acordo com divulgação de 2010, a universidade estadual tem cerca de 88 mil alunos e está presente em oito municípios. Em 2011, o QS World University, da Inglaterrra, colocou a USP entre as 300 melhores universidades do mundo.

Instituições estrangeiras, como Harvard e Massachussetts Institute of Technology (MIT), também tem seus modelos de cloud.
 
RECURSOS
Na prática, os funcionários istrativos, docentes, pesquisadores e alunos envolvidos em pesquisas podem criar ambientes computacionais sem qualquer morosidade burocrática ou em detrimento de compra, instalação física e ativação.

No uso istrativo, estão englobados serviços de endereço eletrônico, pagamentos, recursos humanos, gerenciamento de disciplinas e notas, emissão de diplomas e certificados, convênios e contratos.

No educacional, a Nuvem USP abrigará os serviços voltados à graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão universitária, com conteúdos educacionais e digitalização e disposição on-line dos acervos de suas bibliotecas e museus.

No científico, os serviços serão voltados à atividade de investigação científica, tanto com ênfase no armazenamento massivo de dados quanto no processamento computacional intensivo.

Dentro do conceito do e-science, a Nuvem USP permitirá, por exemplo, a coleta de informações, de forma mais ágil, para os rankings internacionais de avaliação de universidades.

Leia mais 6z23s

US$ 302 MILHÕES

Cloud vai crescer 74% este ano no Brasil q6u69

Há 4473 dias
ORACLE OPEN WORLD

Oracle Brasil mostra as garras em cloud 301a6b

MONITORAMENTO

USP desenvolve simulador de manobras de navios 5o1m17

Laboratório da USP lança site de vídeos 4g5f6b

E QUER CANAIS

Siemens tem solução de cloud para PME 5i6y2l

COM SALESFORCE

TIM lança serviço de cloud para pequenas e médias empresas d155o

PUBLICIDADE

Salesforce: ferramenta de marketing cloud para Twitter 63673z