ESG

V.tal reaproveita cabos com Furukawa q312g

Projeto recondiciona cabos de fibra óptica excedentes ao invés de descartá-los. 481j4n

01 de dezembro de 2023 - 12:58
Marcelo Souza, vice-presidente de operações da V.tal (Foto: LinkedIn)

Marcelo Souza, vice-presidente de operações da V.tal (Foto: LinkedIn)

A V.tal, empresa de rede neutra de fibra óptica oriunda da Oi, se juntou à Furukawa, fabricante japonesa voltada à infraestrutura de rede de comunicação e energia, em um projeto nacional de recondicionamento de cabos.

Anteriormente, todos os cabos excedentes na instalação do serviço de fibra eram descartados em aterros sanitários, conforme a regulamentação prevista.

Agora, a Furukawa realiza a coleta do material e o submete a um processo de limpeza, testes e reconectorização para identificar quais cabos podem ser reaproveitados. Ao final da jornada, a V.tal recompra os cabos a um preço reduzido para que sejam utilizados em novos trabalhos.

A execução do projeto foi iniciada em janeiro deste ano a partir do Rio Grande do Sul e do Paraná. Ao todo, já foram enviadas à Furukawa 123 toneladas de material que seria descartado.

Entre esse montante, 53 toneladas já aram pelo processo de triagem, resultando em um reaproveitamento de 15,5 toneladas, 30% do volume. 

“O nosso objetivo é que esta taxa aumente à medida que toda a cadeia de processo amadureça e potencialize para os demais estados do país, que deve acontecer até o final do ano. Além de diminuir o impacto no meio ambiente, essa iniciativa pode promover também uma redução de custos ao recomprar o material com preço reduzido”, destaca Marcelo Souza, vice-presidente de operações da V.tal.

Inicialmente chamada de InfraCo, a V.tal começou como a divisão de infraestrutura de fibra ótica da Oi e foi a primeira no país a lançar o modelo de rede neutra fim a fim. 

A companhia se tornou independente em agosto de 2021 e, hoje, é controlada por fundos de investimentos do BTG Pactual.

Detentora da maior infraestrutura do país, a V.tal tem cerca de 430 mil km de fibra óptica terrestre, chegando a 2,3 mil cidades e 20 milhões de residências. Até 2025, o plano é chegar a 32 milhões de casas adas disponíveis para contratação em todos os estados.

Pertencente ao grupo japonês Furukawa Electric, a Furukawa possui unidades industriais em Curitiba, Sorocaba e Santa Rita do Sapucaí. A empresa também possui fábricas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina; Palmira, na Colômbia; e Mexicali, no México.

Leia mais 6z23s

INFRA

V.tal investirá R$ 250 milhões em Porto Alegre 3o436u

Há 627 dias
EXPANSÃO

V.tal anuncia terceiro data center em Fortaleza 4z1g5g

Há 691 dias
FIBRA

V.tal: arquitetura de rede com Cisco 73m40

Há 809 dias
EDGE

V.tal inaugura segundo data center em Fortaleza i606t

FIBRA

V.tal adota solução da Kyndryl 3m4w4t

EDGE

V.tal terá data center em Porto Alegre 5e2i3n