
Luiz Andreaza, diretor da Vai Voando. Foto: Divulgação
A Vai Voando, empresa de viagens voltada para as classes C e D, desenvolveu uma assistente virtual com a Guide121, startup paulista especializada neste tipo de solução.
Em um mês, a ferramenta Batizada de Val já atendeu cerca de 3,6 mil clientes. O número equivale a aproximadamente 20% do volume de atendimentos da companhia, sendo que 15% são para a cotação de serviços.
Com o objetivo de melhorar o atendimento utilizando técnicas de inteligência artificial, a solução fica no site da Vai Voando e redireciona o cliente para dentro do seu canal no WhatsApp.
Ela conta com processamento e entendimento da linguagem natural e uma base de dados que permite reconhecer clientes que já interagiram com ela e indicar as franquias mais próximas deles.
Para facilitar a personalização do atendimento, armazena dados residuais sobre o comportamento dos consumidores e gera insights de melhoria.
“Procuramos soluções inovadoras que melhorem a experiência do cliente e automatizar atividades repetitivas permite que tenhamos as pessoas voltadas para as questões mais complexas, fazendo com que o ageiro viva o seu melhor momento resolvendo tudo de forma rápida e através do seu celular”, explica Luiz Andreaza, diretor da Vai Voando.
Fundada em 2009 em Barueri, São Paulo, a Vai Voando oferece um sistema de compra pré-paga para os mercados de transporte aéreo e rodoviário, além de hospedagem.
Pertencente ao grupo Flytour, a empresa possui parceria com as principais companhias aéreas nacionais, como Azul, Gol e Latam, e conta com mais de 340 pontos de vendas no Brasil.
Ao longo dos anos, a Vai Voando já fez mais de 900 mil embarques e seu faturamento foi de R$ 46 milhões em 2021.
A Guide121 foi criada em 2016 em Campinas, São Paulo, e atua no desenvolvimento de assistentes virtuais personalizadas.
Desde sua fundação, a empresa já trocou cerca de 67 milhões de mensagens, teve mais de 1 milhão de usuários atendidos. Entre seus clientes, estão Salinas Maragogi Resort, Hot Beach Resort, Coris, Accor, Nannai e Mabu Hotéis e Resorts.