ENTRANDO NA BRIGA

Valve anuncia sistema próprio para games 2s3s1q

Chegou o SteamOS, sistema voltado a jogos no PC, mas otimizado para a sala de estar. 2l4p5o

24 de setembro de 2013 - 10:36
SteamOS é voltado a jogos no PC mas com interface para a sala de estar. Foto: flickr.com/photos/o_0.

SteamOS é voltado a jogos no PC mas com interface para a sala de estar. Foto: flickr.com/photos/o_0.

Agora é sério. Depois de anos ameaçando atacar forte no mercado de home gaming - mais especificamente os videogames que ficam na sala, como PS3 e Xbox - a Valve anunciou nesta segunda-feira, 23, o SteamOS, um sistema operacional voltado a jogos no PC, mas com uma interface otimizada para a sala de estar.

Baseado em Linux, o sistema operacional combina o Steam - serviço de venda digital de games da Valve - com uma interface otimizada para televisões, incluindo distribuição de conteúdos de video-on-demand (VOD) e streaming de música.

Segundo dados da Valve, atualmente o Steam conta com cerca de 56 milhões de s.

Por ser baseado em Linux, o sistema será gratuito e disponibilizado em breve, segundo destacou a empresa. As informações são do The Verge.

Conforme apontam analistas, o anúncio da Valve reacende o antigo rumor do Steambox, console de videogame open source da Valve que estaria há anos em desenvolvimento e que deve ser anunciado em breve.

Segundo a companhia, mesmo sendo uma plataforma aberta, o SteamOS conta com o apoio das desenvolvedoras do game, que se comprometaram a lançar jogos AAA - categoria dada para os games mais avançados - em 2014 para o sistema.

Além disso, para contornar possíveis problemas com uma grande biblioteca de títulos desenvolvidos para Windows - esmagadora maioria dos s do Steam - a Valve pretende empregar games via streaming para o novo sistema.

Com um novo sistema operacional, a Valve planeja se desvencilhar do Windows para vender seus produtos. Isso vai ao encontro da declaração do seu CEO, Gabe Newell, que afirmou que o Windows 8 era um "desastre" e uma ameaça ao mercado de games para PC.

"Como estamos trabalhando em levar o Steam para a sala de estar, chegamos à conclusão que o ambiente mais adequado para entregar valor para nossos clientes é por um sistema operacional baseado no próprio Steam", declarou a Valve, em nota.

Segundo a empresa, com uma plataforma própria, será possível proporcionar gráficos melhores, assim como aperfeiçoar a qualidade de áudio e resolver questões de latência em jogos online.

Para Sean Hollister, analista do The Verge, a Valve está apostando alto em sua abordagem no mercado dos games junto ao público mais casual. Aliás, esta chegada coincide com a nova geração de videogames - o Playstation 4, da Sony, e o Xbox One, da Microsoft.

"Parece muito com a estratégia do Android, quando o Google ofereceu uma plataforma livre baseada em Linux para fabricantes, com a expectativa de competir com a iOS, da Apple. Agora a Valve está fazendo isso com a Microsoft", observou.

Agora, resta saber em que lado os desenvolvedores de game acreditam mais. As apostas estão abertas.

Leia mais 6z23s

BATENDO RECORDE

GTA V: vendas de US$ 800 mi em um dia h385n

Há 4266 dias
NO BRASIL, SÓ DIA 29

PS4 chega em 15 de novembro nos EUA 3j4514

Há 4296 dias
POWERED BY CLOUD

Xbox One: chegou a vez da Microsoft 1q5r1r

Há 4387 dias
SEM DRM E MAIS BARATO

Sony peita Microsoft com o Playstation 4 3y2n3l

PROJETO

Feevale produzirá jogo digital do RPG Tormenta 664v22

SWORDTALES

Game aposta na Lei Rouanet para decolar 4g3z4r

GRENAL OFICIAL

Inter estará oficialmente no Fifa 14 2l3u4m

GAMES

Mídia digital é maior renda da EA 1k432z