CERTIFICAÇĀO

V/Cert adota HSM da Kryptus 3i4n2u

Dispositivo de segurança agora conta com algoritmo pós-quântico. 4h5f2i

10 de junho de 2024 - 12:39
Márcio Nunes, diretor de certificação digital da V/Cert. Foto: divulgação.

Márcio Nunes, diretor de certificação digital da V/Cert. Foto: divulgação.

A V/Cert, empresa de certificação digital da Valid, adotou o hardware de segurança (HSM, na sigla em inglês) kNET, da Kryptus, multinacional brasileira de criptografia e segurança cibernética.

Segundo a companhia, o equipamento conta com o algoritmo pós-quântico CRYSTALS-Dilithium, uma atualização de software que funciona como uma camada extra de proteção a longo prazo para organizações que já se preparam para a transição de seus sistemas de digital.

“Espera-se que o algoritmo de Shor para computadores quânticos realize a quebra do RSA e do ECC em torno de 10 a 20 anos. Por isso, órgãos reguladores, como o NIST, dos Estados Unidos, têm se empenhado na padronização de algoritmos pós-quânticos capazes de resistir aos ataques desses computadores no futuro”, explica Sinara Pamplona, coordenadora técnica do kNET HSM. 

Para Márcio Nunes, diretor de certificação digital da V/Cert, não há como pensar nas tendências aplicadas e vislumbradas com inteligência artificial sem considerar novas técnicas computacionais para atribuir maior proteção ao ecossistema digital.

“Novos modelos de identificação, autenticação e de provas digitais implicam novos desafios e requerem maiores níveis de segurança. Portanto, a funcionalidade adicional de algoritmo pós-quântico do kNET pode trazer maior produtividade e proteção aos ciclos de processamentos de dados”, destaca Nunes.

A V/Cert é parte do portfólio de serviços Valid ID, segmento de identificação e emissão de documentos físicos e digitais da Valid. Sua solução permite a identificação de pessoas, empresas e equipamentos por meio da certificação digital.

Fundada em 1957, a Valid possui sede em São Paulo e oferece soluções de meios de pagamento, conectividade e identificação. Em 2023, teve receita líquida de R$ 2,26 bilhões, alta de 20% em relação ao ano anterior.

A companhia possui mais de 6 mil funcionários em 16 países, sendo a maior na emissão de documentos de identificação no Brasil, quinta maior produtora de SIM Cards do mundo e está entre as 10 maiores fabricantes de cartões bancários do planeta.

Atualmente, a Valid possui um valor de mercado de R$ 1,53 bilhão.

Já a Kryptus foi fundada em 2003 em Campinas. Hoje, a empresa atua nos setores público e privado dos mercados do Brasil, América Latina, Europa, Oriente Médio e África.

A multinacional brasileira é provedora de soluções de criptografia e segurança cibernética customizáveis para aplicações críticas.

No Brasil, a Kryptus é fornecedora das três Forças e Ministério da Defesa, além de outros entes e órgãos críticos, como Abin, MRE, ITI e TSE. A companhia atua também em programas estratégicos como SISFRON, AC-Defesa, LinkBR2 e RDS-Defesa.

A empresa ainda é responsável por soluções de nível governamental para instituições como a Marinha do Peru e o Exército da Colômbia, além de ter entre seus clientes nomes como BSH, uma subsidiária da Bosch, Claro Brasil, Certisign, Iron Mountain, iFood e Embraer.

Leia mais 6z23s

ESTRATÉGIA

Modernização e segurança são principais prioridades de investimento para as empresas j1z2j

Há 353 dias
ALVO

Firjan derrubada por hackers 62501e

Há 359 dias
BOLA

Novo estádio do Barça terá segurança da Fortinet 272c2

Há 364 dias
CIBERSEGURANÇA

Apura nomeia novo líder de segurança ofensiva v191x

NEGÓCIOS

Solo Network cria unidade de cibersegurança 6c3e2p

PROTEÇÃO

Microsoft e Solo Network incrementam segurança cibernética 5t5w2