SINDICATO

Vera Guasso troca PSTU por PSOL 4w5731

22 de agosto de 2018 - 03:57
Vera Guasso. Foto: Arquivo Pessoal.

Vera Guasso. Foto: Arquivo Pessoal.

Vera Guasso, diretora do Sindppd-RS, sindicato que representa os profissionais da informática no Rio Grande do Sul, trocou a militância no PSTU pelo PSOL no ano ado.

A revelação é do colunista de Zero Hora Paulo Germano, que procurou Vera para saber porque ela não era candidata a nada em 2018.

A curiosidade tem lá seus motivos: Vera foi candidata a algo em todas as eleições entre 1992 e 2014, postulando seu nome para os cargos de vereadora, prefeita, deputada estadual, federal e senadora.

De acordo com Paulo Germano, Vera saiu do PSTU por discordar da posição do partido durante o processo que levou ao impeachment da presidente Dilma Rousseff.

É um pouco complicado de explicar de maneira simples, mas o PSTU se posicionou contra o impeachment, ao mesmo tempo em que era favorável à derrubada de Dilma, assim como de todo o establishment político brasileiro.

Provavelmente, a ideia era que a derrubada de Dilma seria o primeiro o para instaurar um regime socialista.

Vera teria discordado da linha de raciocínio do PSTU, preferindo a interpretação mais popular entre os partidos de esquerda, no sentido de que o processo seria um “golpe”.

Pela desavença com as lideranças do PSTU, Vera já ficou de fora da campanha em 2016 e migrou para o PSOL em 2017.

A mudança de partidos não deve interferir na condução do Sindppd-RS. Assim como o PSTU, a maior parte das correntes do PSOL é alinhado com a central sindical Conlutas, que controla o Sindppd-RS.

Hoje, podem votar nas eleições do Sindppd-RS cerca de 1 mil profissionais associados, divididos basicamente entre funcionários da Procergs, Serpro e um terceiro grupo reunindo Procempa, Datamec e empresas privadas.

O número representa uma fração dos cerca de 4 mil associados de 1986, quando foi fundado o sindicato. A queda é maior tendo em conta que o volume bruto de profissionais de TI aumentou, sendo estimado hoje em 40 mil no estado pelo Ministério do Trabalho.

Leia mais 6z23s

PRIORIDADES

Candidatos dão bolo no setor de TI 662k

Há 2468 dias
TRABALHO

Patrões reagem à cobrança sindical 513be

Há 2627 dias
SINDICALISMO

Sindppd-RS terá imposto sindical 3q1z6m

Há 2630 dias
SINDICATO

Sindpd pedirá semana de 30h 4j4f1j

PORTO ALEGRE

Procempa entra em greve 3m4a4g

REDE SOCIAL

Facebook se prepara para as eleições 6o5x21

CRISE

Doutores não arrumam emprego 1m75s

INFLUÊNCIA

Abes cria think tank 713z2y