
Verizon investem em rede mais rápida nos Estados Unidos e na Europa
A operadora Verizon implantou tecnologia de 100 Gbps (gigabits por segundo) em um sistema óptico de ultra longa distância em uma parte da rede backbone da empresa nos Estados Unidos.
Ainda nesse ano, a empresa planeja implantar a tecnologia em mais de 10 rotas em 2011.
Com a tecnologia, a Verizon consegue reduzir a latência – o tempo que leva para o dado enviado de seu ponto de entrada na rede até chegar ao seu destino – e oferecer maior capacidade por fibra.
Usando a solução de transporte óptico coerente de 100G da Ciena – o mesmo equipamento que a Verizon usou para a implantação de 100G na Europa no início deste ano – esse sistema de alta capacidade e ultra longa distância ajuda os clientes a mover informações de forma mais eficiente.
“Observamos não apenas um crescimento no tráfego, mas também na necessidade de imediatismo de nossos clientes ”, disse Ihab Tarazi, vice-presidente de planejamento de rede global da Verizon.
Com a instalação do novo equipamento na rede enquanto mantém o uso do sistema de fibra atual, a empresa pode transportar até dez vezes a quantidade de tráfego de rede em uma rota padrão.
Eficiências ópticas também são obtidas do transporte do tráfego em um único comprimento de onda de 100G, cada um operando a 10 gigabits por segundo.
Desde novembro de 2007, a Verizon tem realizado testes de campo de tráfego de rede 100G.
Em 2010, a Verizon concluiu, pela primeira vez no setor, um teste de campo transmitindo tecnologias de elevada taxa de bits, incluindo 100G, 450G e 1T (1 terabit ou 1000G), coexistindo na mesma fibra.
No início deste ano, a Verizon implantou o primeiro link de Ethernet de 100G baseado em padrões de múltiplos fornecedores do mundo para um backbone de IP em uma parte da rede da empresa na Europa, entre Paris e Frankfurt.