
Empresa líder no mercado americano quer conquistar o Brasil. Foto: flickr.com/photos/scobleizer.
A Verizon, líder do mercado de telefonia nos Estados Unidos, não tem pressa para conquistar o mercado brasileiro, e aposta em serviços como nuvem, segurança, M2M e telemática para crescer no país.
Segundo matéria do jornal Valor, a empresa está em busca de parceiros para intensificar suas atividades locais. Para isso, a operadora deslocou o venezuelano Rafael Rivero de Nova York para São Paulo, definindo-o como diretor-geral para a América Latina.
Outra medida foi reforçar o seu centro de dados em São Paulo, para aumentar a capacidade em seus serviços corporativos. No entanto, os valores investidos não são divulgados.
Fora do mercado norte-americano, onde o foco nos consumidores compõe a maior fatia do bolo da empresa, em mercados estrangeiros como o Brasil, o carro-chefe da Verizon são destinados às empresas.
Em 2012, esse negócio gerou US$ 15,3 bilhões de receita à Verizon, com retração de 2,1% devido a uma redução na demanda por serviços de voz.
Confrontados com o faturamento total da operadora, estes números podem ser irrisórios, mas para Mike Lanman, presidente global de vendas da Verizon, as perspectivas de longo prazo são favoráveis.
Globalmente, a empresa investiu pesado - cerca de US$ 80 bilhões - nos últimos cinco anos para reforçar sua infraestrutura de comunicação para empresas, arrematando companhias como Hughes Telematics, Terremark, CloudSwitch e Cybertrust.
Segundo Rivero, a Verizon está em negociação com companhias de grande porte no Brasil e multinacionais que têm atuação no país o fornecimento de serviços de telecomunicações.
Com isso, a companhia a a bater de frente com gigantes como a européia Vodafone, que também se estabeleceram recentemente no país para aproveitar o mercado de M2M.
Conforme informações da Anatel, o mercado de M2M já registra 8,2 milhões de equipamentos conectados em outubro. No entanto, espera-se que até o fim da década esse mercado supere o segmento de telefonia móvel em número de itens conectados.