
Gisele Bündchen em campanha para a Vivara. Foto: Vivara/Divulgação
A Vivara, uma das maiores redes de joalheria do Brasil, integrou o Pix como meio de pagamento em suas lojas físicas com ajuda da Adyen, uma plataforma de pagamentos.
A forma de pagamento instantânea entrou como uma alternativa ao boleto, que além de demorar até três dias úteis para ser compensado, apresenta um índice maior de desistência nas compras.
Além disso, com o Pix, a loja não precisa reservar o produto escolhido sem a garantia que a pessoa irá concluir a compra, já que o pagamento é automático.
“Temos uma aposta importante no Pix porque é um meio de pagamento mais ágil e possibilita concluir a compra rapidamente, diferente do boleto, que faz com que tenhamos que fazer reserva de estoque", comenta Stella Borgonovi, gerente executiva de produtos digitais da Vivara.
A atualização no meio de pagamento só tende a ajudar a Vivara, que vem tendo um crescimento alto nos últimos anos.
A receita líquida da Vivara em 2021 foi de R$ 1,46 bilhão, uma alta de 40% em relação a 2020.
A empresa ganhou 2,9 pontos percentuais de share e fechou o ano com 16% do mercado formal de joias no Brasil.
A Vivara já trabalha com a Adyen desde 2014, quando fez a contratação de serviços para pagamentos on-line.
Fundada em 1962, a Vivara possui mais de 280 pontos de vendas no Brasil, com fábrica em Manaus, no Amazonas, e escritório corporativo em São Paulo.
Neste ano, a empresa pretende abrir de 50 a 60 novas lojas, sendo de 35 a 40 da Life, marca voltada para produtos de prata que responde por cerca de 30% das vendas da Vivara.
A Adyen é uma plataforma conectada diretamente à Visa, Mastercard e aos métodos de pagamento mais usados pelos consumidores.
Com escritórios espalhados ao redor do mundo, a Adyen trabalha com empresas como Uber, 99, Magazine Luiza, Adidas, Dr.Consulta, Dafiti, Amaro e MadeiraMadeira.