.png?w=730)
Oliver Blume (Foto: Divulgação)
A Volkswagen, montadora alemã de veículos, criou uma unidade de negócios focada em inteligência artificial para desenvolver protótipos de produtos e integrá-los às marcas da companhia.
Batizada de AI Lab, a divisão pretende colaborar com outras empresas, com as quais a alemã já está tendo conversas iniciais para desenvolver novos projetos e disseminar sua tecnologia, segundo o Valor Econômico.
“Queremos entregar aos nossos clientes valor agregado real com inteligência artificial. A colaboração com outras empresas é essencial para simplificar a adoção interna da tecnologia”, afirma Oliver Blume, diretor-presidente da Volkswagen.
O movimento já é tendência entre as fabricantes de veículos pelo mundo. Ano ado, a Mercedes iniciou testes com o ChatGPT. Já a BMW ou a usar IA para otimizar seus processos de produção.
Mais recentemente, a Peugeot anunciou que tem planos para integrar a tecnologia da OpenAI em sua próxima geração de veículos pessoais e comerciais leves.
Fundada em 1937 em Berlim, a Volkswagen foi criada pelo governo da Alemanha a fim de produzir carros populares em massa. No terceiro trimestre de 2023, a companhia registrou uma receita de € 78,8 bilhões globalmente.
Presente há 71 anos no Brasil, a montadora possui 13 mil colaboradores no país. Em 2022, último ano divulgado, a empresa fabricou 2,37 milhões de veículos nacionalmente.