
Funcionária da VW no Brasil. Foto: Volkswagen/Divulgação
A Volkswagen do Brasil e o Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (InovaUSP) firmaram uma parceria nesta terça-feira, 22, com foco em semicondutores, software e motores flex.
O InovaUSP irá ajudar com a aproximação da indústria e a academia, com um foco na preparação de profissionais, fomentação de pesquisa e capacitação em como ar a produção local da montadora alemã.
“Estarmos próximos ao InovaUSP permite à Volkswagen prosperar no campo do conhecimento, obter o entendimento de frentes que são estratégicas para a empresa”, destaca Pablo Di Si, chairman executivo da Volkswagen América Latina.
Outro ponto da parceria é o aprofundamento do conhecimento de hardware e software para aplicações automotivas diversas.
A Volkswagen e o InovaUSP estão trabalhando no desenvolvimento de soluções envolvendo motores de injeção direta, com objetivo de estudar o potencial de redução no consumo e emissão de CO2 via combustão.
Os testes dos projetos dentro da empresa estão sendo conduzidos com o uso dos chips fornecidos pela USP.
Há 68 anos no Brasil, a Volkswagen já produziu 23 milhões de veículos no país e exportou cerca de 3,7 milhões de carros. Ela possui quatro fábricas, três em São Paulo e uma no Paraná, e emprega 15 mil funcionários.
Segundo pesquisa feita pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), no mês de fevereiro, a empresa ficou em quinto lugar entre 20 montadoras que tiveram crescimento registrado, perdendo para Fiat, que ficou em primeiro lugar.
Em 2020, a Volkswagen anunciou que iria investir € 27 bilhões em desenvolvimento de software nos próximos cinco anos.
O valor é o dobro do previsto no planejamento anterior e mais de um terço de todo o orçamento de € 73 bilhões para novas tecnologias previsto pela montadora alemã.
A parcela da empresa em softwares próprios deverá aumentar de 10% para 60% até 2025.
O InovaUSP, localizado na Cidade Universitária, em São Paulo, é uma unidade que visa integrar laboratórios e iniciativas em um ambiente multidisciplinar dedicado ao desenvolvimento de pesquisa e inovação.