(1).png?w=730)
Roberto Valério, CEO da Cogna (Foto: LinkedIn)
A Voomp, plataforma de cursos livres do grupo educacional Cogna, contratou a Beyondsoft, integradora de tecnologia com presença mundial, em um projeto de migração de nuvem para a Azure, da Microsoft.
O principal objetivo era melhorar e escalar a infraestrutura de TI da operação.
A empresa tinha seu código-fonte rodando em solução de infraestrutura como serviço (IaaS), voltada para computação em nuvem sob demanda, fora do ambiente da Microsoft.
Segundo a empresa, essa configuração representava uma estrutura limitada, pois, quando alcançava mais usuários, não tinha a resiliência e escalabilidade necessárias.
Por conta disso, era preciso se basear em serviços externos para efetivar alguns processos, o que gerava custos extras e problemas de consistência no ambiente de TI.
Como a Cogna já utilizava a nuvem Microsoft em outros produtos, o grupo sentiu necessidade de migrar e modernizar a estrutura da Voomp, para que a operação pudesse crescer.
Deste modo, o projeto da Beyondsoft foi realizado em duas fases, ao longo de dois meses. A primeira incluiu a transposição AS-IS, da visão dos processos atuais da organização, para o ambiente da Azure.
Em seguida, foi feita a modernização das soluções, alterando o ambiente aos poucos para o consumo de soluções de plataforma como serviço (PaaS).
Agora, dentro do ecossistema da Microsoft Azure, a Voomp faz uso de soluções avançadas, incluindo bancos de dados, contêineres e serviços de mensageria, que, segundo a empresa, também aceleraram a evolução de seu produto digital.
"O projeto favoreceu o crescimento do negócio, no qual nossa base de usuários cresce e oferece mais cursos contando com a segurança da plataforma. Atuamos em um segmento de fortes concorrentes e a migração com a Beyondsoft nos permite a resiliência para atuar e crescer nesse mercado", conta Cristiano Dianese, head de produto e tecnologia na Voomp.
Com mais de 50 anos de atuação, a Cogna atende mais de 2,4 milhões de estudantes de todo o Brasil, da Educação Básica ao Ensino Superior. Mais de 1 milhão de alunos são atendidos diretamente e 1,4 milhão de estudantes, por meio das escolas e instituições de ensino parceiras.
Já a Voomp, criada no ano ado, não tem estudantes como clientes, mas sim professores, ou infoprodutores, que pretendem criar seus próprios cursos. A companhia atende as áreas de pedagogia, medicina e saúde, nutrição e direito.
Fundada em 1995, a Beyondsoft conta com 30 mil funcionários e emprega tecnologias emergentes para permitir que clientes de diversas indústrias adotem abordagens ágeis e orientadas para o futuro nos negócios.
Com sede em Singapura e respaldada por 14 escritórios regionais, a Beyondsoft Brasil tem presença em São Paulo e no Rio de Janeiro.