
Leandro Neves, CEO da Weni (Foto: LinkedIn)
A VTEX, uma das maiores empresas de e-commerce do país, anunciou a aquisição da Weni, empresa que oferece soluções de IA aplicadas à comunicação com foco em customer experience.
O valor e os termos da negociação não foram revelados pelas partes.
Segundo aponta o Brazil Journal, no entanto, a compra custou menos de US$ 5 milhões.
Sediada em Maceió, no Alagoas, a Weni foi fundada em 2012 como uma plataforma que se conecta a canais conversacionais, como o WhatsApp.
A companhia conta com cinco fundadores: Leandro Neves (CEO), John Cordeiro (head de produto e tecnologia), Daniel Amaral (CFO), Bruno Amaral (head de marketing) e Rinaldo Amaral (head de customer service).
Hoje, a plataforma impacta milhões de pessoas em mais de 50 países no setor varejista e enterprise por meio da hiperautomação e dados integrados aos canais de comunicação.
A solução conta ainda com funcionalidades de processamento de linguagem natural, atendimento humano, análise de dados para geração de insights, motor de IA para processamento de mensagens, criação de fluxos de conversa automatizados e gerenciamento e edição de comunicações personalizadas.
Entre os usuários da ferramenta estão cerca de 160 clientes, incluindo nomes como Stone, Raízen e Cruzeiro do Sul.
A relação da companhia com a VTEX não é nova. No ano ado, as empresas se juntaram em projeto para a rede de supermercados Prezunic para viabilizar aos clientes da marca compras via WhatsApp.
Agora, com a aquisição, a Weni segue como uma unidade de negócios independente dentro da VTEX, onde os fundadores da companhia atuarão como executivos.
De acordo com a gigante de e-commerce, o objetivo do M&A é suprir o gap de pós-vendas do negócio, a fim de melhorar a experiência de seus clientes ao reduzir os custos com call center.
A novidade será oferecida para todos seus 2,6 mil clientes, com expectativa de que, inicialmente, entre 20% a 30% da base adote a solução.
Além disso, a empresa pretende alterar o modelo de precificação da Weni, hoje focado em volume, para um modelo de resultados.
A ideia é que seja cobrada uma taxa de sucesso a cada problema resolvido sem atendimento humano.
Líder no Brasil em plataformas de e-commerce e soluções omnichannel, a VTEX atua há 24 anos no mercado com clientes como Sony, Whirlpool e Colgate, Carrefour, Motorola e Stanley.
A empresa continua em ritmo de crescimento no Brasil e na América Latina, com a meta de ultraar a barreira de receita de R$ 1 bilhão.