.jpg?w=730)
Fábrica da XCMG no Brasil. Foto: divulgação.
A XCMG, fabricante chinesa de máquinas pesadas, acaba de fazer o go-live do seu sistema S/4 Hana, da SAP, no Brasil e em outros países da América do Sul com implementação realizada pelas IBMs do Brasil e da China e investimento de R$ 100 milhões.
Para as soluções fiscais, a companhia contou com a assessoria da Avvale e da Thomson Reuters.
Segundo a empresa, a implementação e os treinamentos iniciaram em maio de 2024 e o sistema começou a funcionar efetivamente no dia 6 de janeiro de 2025, com a emissão da primeira Nota Fiscal.
“O roll-out Brasil foi concluído em apenas seis meses, um tempo recorde alcançado graças ao empenho da organização e de seus colaboradores”, conta Rodrigo Gomes, gerente de TI da XCMG Brasil.
Nesta primeira fase, o sistema está sendo implementado no Brasil, Argentina, Chile e Perú. Em uma segunda etapa, será adotado nos outros países onde a fabricante tem filiais na América do Sul.
Conforme o gerente, o investimento no SAP reforça a estratégia da XCMG de conectar suas operações em escala mundial.
“Com essa modernização, estamos automatizando processos manuais, o que aumenta a confiabilidade dos dados e fortalece nossa posição de liderança no mercado latino-americano e global”, avalia Gomes.
Presente no Brasil desde 2014, a XCMG é uma das cinco maiores fabricantes de máquinas pesadas do mercado nacional. Com uma fábrica em Minas Gerais, atende a clientes em todo o território brasileiro por meio de uma rede de distribuidores.
A empresa produz equipamentos voltados para construção civil, mineração e agronegócios em sua unidade brasileira. Entre os produtos, estão guindastes, máquinas de terraplenagem, equipamentos para pavimentação, perfuratrizes e soluções para elevação e concretagem.