Uma pesquisa da Zipcode, que cruzou dados da Anatel e do Procon nos seis estados em que vigora desde abril de 2009 a Lei nº 13.226/2008, que prevê o bloqueio de telemarketing, indica que há um milhão de telefones cadastrados no país para não receber ligações de call centers.
Conforme dados da Anatel, o Brasil tem mais de 276 milhões de linhas telefônicas ativas, entre fixas e móveis.
Assim, segundo o estudo, nos seis estados onde vigora - São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná, Espírito Santo e Santa Catarina -, a lei é usada por não mais que 0,36% do total de linhas no país.
RS em terceiro
Deste montante, 85% das linhas bloqueadas estão em São Paulo (846 mil), seguido pelo Paraná, com 10% (104 mil) e Rio Grande do Sul, com 4%.
Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina juntos somam 3%.
Quanto à faixa etária, a pesquisa da ZipCode indica que 21% dos usuários que optaram por não receber chamadas de telemarketing e têm entre 31 e 40 anos, seguidos de pessoas entre 41 e 50 anos (23%), de 51 a 60 (24%), e acima de 61 anos (23%).
Os consumidores entre 18 e 30 anos somam 8%.
Para fazer o levantamento, a empresa realiza diariamente consultas ao Procon, e faz um acompanhamento da movimentação dos usuários que cadastram e cancelam o bloqueio de linhas telefônicas.
“Com isso, conseguimos disponibilizar às empresas de call center dados mais precisos para que tracem estratégias de comunicação junto a potenciais clientes, respeitando as regras de privacidade”, explica Arthur Guitarrari, gerente de Marketing e Novos Negócios da ZipCode.
A ZipCode é especializada no provimento e gestão de informações para marketing, crédito, cobrança e antifraude.
Com sede em São Paulo, a empresa conta também com canais em Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Fortaleza, Vitória e Boa Vista.
Este ano, a companhia projeta crescer 35% sobre 2010, quando faturou R$ 10 milhões.