Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Novo dongle 4G da ZTE é o menor do mundo. Foto: divulgação.
O 4G nem chegou direito ao Brasil, mas a competição entre os fabricantes da tecnologia já está pegando. A chinesa ZTE anunciou nesta semana o ZTE MF823, o menor cartão de dados com tecnologia 4G do mundo.
O dongle 4G apenas 13mm de espessura, quase um terço do tamanho dos cartões de dados LTE de primeira geração. O MF823 oferece aos clientes à internet sem necessidade de drivers, com chip de segunda geração da Qualcomm.
O MF823 da ZTE já foi lançado no Cazaquistão e será lançado, em breve, na Europa e em países da região Ásia-Pacífico. A empresa não divulgou planos de lançamento do produto no Brasil.
O MF823 opera em rede por meio de UI (interface do usuário), utiliza o protocolo IP versão 6 (IPv6) e é compatível com o Win8/XP/Mac e todos os principais sistemas operacionais.
O chip também apresenta compatibilidade com as tecnologias anteriores GPRS/GSM, permitindo que os clientes desfrutem de alta conectividade à internet em redes 3G.
Em comparação com a primeira geração de cartão de dados, o MF823 usa um terço a menos de energia, segundo destaca a ZTE.
4G NO BRASIL
No Brasil, o 4G caminha lentamente, mesmo com as deteminações da Anatel para a implantação do sistema de internet móvel rápida.
Nas cidades onde ocorrerá a Copa das Confederações, o limite é junho de 2013. Nas cidades sede da Copa do Mundo - onde entra Porto Alegre - a data limite é dezembro de 2013.
Atualmente, operadoras como a Claro e Oi já estão experimentando com o novo sistema.
Recentemente a Oi fez demonstrações de videoconferência com a rede móvel de alta velocidade, com dados navegando a cerca de 100Mbps - 10 vezes mais que a velocidade 3G.
A Claro, por sua vez, está com redes piloto de 4G nas cidades de Campos do Jordão (SP), Búzios e Paraty (RJ), e na região da Esplanada dos Ministérios, em Brasília.