
Rebocador Wilson,Sons. Foto: Divulgação.
A Neoris implementou o ERP SAP em todas as 29 razões sociais do grupo Wison, Sons, operador de serviços portuários, marítimos e logísticos terrestres no Brasil.
No projeto, a Neoris também implantou toda a parte de back-office, além de uma solução de logística para o estaleiro localizado no Guarujá, litoral de São Paulo, onde toda a cadeia produtiva foi atendida pela SAP.
Batizado de ‘Novos Mares’, o projeto contemplou a implementação da versão 6.0 do ERP, envolvendo as unidades de negócio terminais portuários, rebocadores, logística, agenciamento marítimo, estaleiros e offshore do grupo, que apoia plataformas de exploração de petróleo e gás.
A implantação levou 15 meses e englobou 15 módulos da solução para as áreas de finanças, controladoria, controle e planejamento de produção, vendas, gestão de qualidade, manutenção de planta, istração de compras e inventário, gestão de projetos, entre outros.
Ao todo foram cerca de 200 profissionais envolvidos, sendo 85 consultores da Neoris no Brasil, sob a coordenação da gerente de Projetos Eni Souza.
“Conseguimos unificar as informações financeiras e contábeis, assim como padronizar os processos de compras, informações cadastrais, manutenção e ainda aplicar um modelo contábil aderente aos processos de negócios da empresa”, explica Maíra Quadra, gerente geral do projeto da Wilson, Sons.
A Neoris também atuou na parte de gestão de mudanças (Change Management) para as áreas de comunicação, formação de equipes (Team Building), gestão de impactos organizacionais e treinamentos, capacitando 800 colaboradores em 75 cursos presenciais e 80 e-learning.
Os sistemas entraram no ar em abril de 2012. Na continuidade, a Neoris mantém contrato de e e manutenção com a Wilson, Sons.
Especializada em outsourcing de aplicações, integração de sistemas, BI e implantação de soluções SAP e serviços gerenciados, a Neoris afirma ser a primeira empresa de origem latino-americana a obter o selo de parceiro global da SAP.
Com sede em Miami, a companhia mantém operações nos Estados Unidos, Europa, América Latina, África e Oriente Médio, além de presença indireta em 27 países, empregando mais de 3,5 mil profissionais.
A consultoria fechou 2011 com crescimento de 34% nas operações globais.
O faturamento, a companhia não divulga, mas destaca que a expansão no último ano foi impulsionada pelas receitas na América do Norte e Europa, com destaque também para os negócios em mercados emergentes como América Latina e Oriente Médio.