TÚNEIS

Vem aí o Hyperloop Porto Alegre-Caxias? 57302d

Governo do Rio Grande do Sul fechou estudo de viabilidade com badalada startup de transportes. s543k

19 de janeiro de 2021 - 16:12
Cápsula do sistema é parecida com um trem. Foto: divulgação.

Cápsula do sistema é parecida com um trem. Foto: divulgação.

A Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT), startup americana de pesquisa sobre a tecnologia, acaba de um acordo com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para estudo de viabilidade para um transporte de altíssima velocidade na rota Porto Alegre-Serra Gaúcha.

O trajeto a ser estudado vai até a cidade de Caxias do Sul, a segunda mais populosa do estado. Com 129 quilômetros, esse caminho é percorrido em cerca de 1h40 de carro e, com a tecnologia, o tempo pode ser reduzido para algo em torno de 12 minutos.

Com velocidade de até 1,2 mil quilômetros por hora, o sistema Hyperloop consiste em uma cápsula parecida com um trem, que é colocada em um tubo despressurizado, com o ar removido para eliminar a resistência, e se desloca por levitação magnética — podendo transportar ageiros e cargas.

“Pode parecer que o acordo que nós estamos assinando aqui hoje seja excessivamente futurista, mas o que nós pretendemos é justamente cogitar essa possibilidade, analisar a viabilidade e, assim, lançar a primeira ideia para que possamos, quem sabe adiante, confirmar as condições de viabilizar o projeto”, explica Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul.

Com o estudo, que tem expectativa de duração de quatro a cinco meses e contará com o apoio da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), será possível projetar com mais clareza questões como o tempo de duração da viagem e os custos para a construção da linha.

Segundo Dirk Ahlborn, fundador e presidente da HyperloopTT, o transporte é alimentado por luz solar, tem baixo custo operacional e pode até ser lucrativo.

“O Brasil tem um grande potencial, é um dos países que mais vai ter benefício com essa tecnologia. A serra gaúcha é o polo turístico mais importante do Rio Grande do Sul, além de abrigar algumas das maiores empresas do Brasil”, destaca o executivo.

Este estudo será o primeiro para um sistema Hyperloop na América Latina e a tecnologia é tão recente que a companhia ainda está se preparando para construir sua primeira linha comercial, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

O conceito de Hyperloop foi apresentado pela primeira vez em 2013 por Elon Musk, com uma equipe conjunta da Tesla e da SpaceX.

Musk abriu os seus projetos sobre o assunto, dando início a uma série de startups focadas em realizar o projeto, entre elas a HyperloopTT, que hoje tem 800 profissionais, em cinco continentes, trabalhando na iniciativa.

Com sede em Los Angeles, nos Estados Unidos, a HyperloopTT possui escritórios em Barcelona (Espanha), Toulouse (França), Dubai (Emirados Árabes) e São Paulo. A empresa conta com 40 corporações e universidades parceiras. 

Leia mais 6z23s

CANA

UISA: infraestrutura convergente com Pure Storage 3s3k5l

Há 1588 dias
TRANSPORTE

B investirá R$ 100 milhões em Minas Gerais 3g15x

Há 1592 dias
AGRO

Plena Alimentos aposta na Totvs j2a20

Há 1593 dias
CARGAS

Biometria facial pega “motorista dublê” 6o1k3s

LOGÍSTICA

Praxio compra Fusion 1u3j48

PESQUISA

IBM, Flex e FIT anunciam centro para 5G 421y5r

TRANSPORTE

Grupo JCA migra para nuvem da Oracle 4g1q6d

VAREJO

GPA: upgrade na logística com Manhattan Associates 2c3n4o

TEMPERATURA

Problema em data center da Ascenty afeta clientes da IBM 5s215r

COLABORAÇÃO

VLI migra para Teams 382p4g