AGRONEGÓCIO

Adecoagro adota 4G da TIM com foco IoT 301236

A iniciativa prevê a cobertura de uma área de mais de 600 mil hectares. 4l5j18

11 de janeiro de 2019 - 11:00
O projeto da TIM com a Adecoagro prevê a cobertura de uma área de mais de 600 mil hectares. Foto: Pexels.

O projeto da TIM com a Adecoagro prevê a cobertura de uma área de mais de 600 mil hectares. Foto: Pexels.

A TIM acaba de fechar uma parceria com a Adecoagro, produtora de alimentos e energia renovável. Por meio do projeto "4G TIM no Campo", a operadora irá levar sua rede de quarta geração para o Vale do Ivinhema (MS), fornecendo atendimento de voz, dados móveis e IoT com a instalação de equipamentos 4G (eNodeB) na faixa de 700MHz nas fazendas e usinas da companhia. 

O projeto 4G TIM no Campo tem como principal objetivo viabilizar a digitalização do agronegócio brasileiro. A parceria com a Adecoagro prevê a cobertura de uma área de mais de 600 mil hectares, possibilitando agilizar os fluxos de produção, automatizar o processo de apontamento (usando smartphones) e conectar computadores de bordo das máquinas agrícolas. 

A cobertura 4G em 700MHz também alcançará as cidades vizinhas a Adecoagro (Ivinhema, Angélica, Gloria de Dourados e Deodápolis), que somam mais de 100 mil habitantes.

"A estratégia da TIM é de levar a conectividade para o campo e se posicionar como grande parceiro de soluções dos principais players do agronegócio brasileiro. O setor já investe bastante em tecnologia, mas necessitava de uma solução de conectividade robusta e uma infraestrutura de ponta para acelerar o percurso da digitalização e do IoT”, afirma Alexandre Dal Forno, head de produtos corporativos & IoT na TIM Brasil.

Para esta iniciativa, a TIM forneceu todo o sistema de comunicação de dispositivos móveis e soluções de Internet das Coisas (IoT), com investimentos em infraestrutura de rede na região e cobertura 4G nas suas áreas de produção e industrial.

O projeto conta com a parceria da BRFibra, da BRDigital (entregando o Backhaul) e a tecnologia certificada para o agronegócio da Nokia.

Com a iniciativa, serão ativadas de 1.516 linhas corporativas. O projeto permitirá o controle e o acompanhamento em tempo real das colheitadeiras e dos tratores da fazenda.

Esta é a terceira parceria do projeto 4G no Campo, iniciado em Goianésia com a Jalles Machado, agroindústria referência no setor sucroenergético nacional, projeto que também conta com o backhaul da BRDigital. 

Em outubro de 2018, a operadora também fechou contrato de piloto com a SLC Agrícola para ativação de cobertura 4G na Fazenda Panorama, na cidade de Correntina, na Bahia.

Leia mais 6z23s

RANKING

GPTW lista melhores para trabalhar no RS 19i5q

Há 2374 dias
GOVERNO

Embratel vence licitação de Pernambuco 1a411c

Há 2381 dias
4G

TIM apóia SLC Agrícola com IoT 3c6se

Há 2411 dias
NOKIA

Elektro implanta rede privada LTE 2g164

GESTÃO

Lyx Engenharia adota Mobuss Construção 3s1x6r

ACELERAÇÃO

Raízen busca startups de IoT para agro 6n1j3v

ILHA

Cuba tem 3G, mas para poucos 103u34

SÃO PAULO

Qualcomm leva robótica para escolas 494653