.png?w=730)
O Ágora Tech Park é a sede de 108 negócios que empregam 1,4 mil pessoas (Foto: Divulgação)
O Ágora Tech Park, parque tecnológico sediado em ville, Santa Catarina, anunciou a captação de R$ 15 milhões vindos do programa Ambientes de Inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério de Ciência, Tecnologia & Inovações (MCTI).
O dinheiro será usado na construção de um quarto prédio de inovação, batizado de Ágora.Uni, com foco na conexão entre academia, mercado, setor público e sociedade. A expectativa é que a obra fique pronta até o final de 2023.
Além do recurso recebido pela Finep, o projeto também terá investimento do Perini Business Park, condomínio empresarial com 18 anos de existência onde o Ágora está instalado.
"Será um projeto que desde o início terá a participação de todos os atores do nosso ambiente de inovação, cocriando uma iniciativa de grande impacto econômico e social", define Emerson Edel, presidente do Ágora Tech Park.
Atualmente, o Ágora Tech Park é a sede de 108 negócios que empregam 1,4 mil pessoas, número 215% maior do que a média dos parques tecnológicos em operação no país, conforme dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Isso inclui 29 empresas, oito corporates, 15 startups incubadas, cinco startups consolidadas, 27 negócios no coworking, nove operações gastronômicas, oito laboratórios de inovação, 14 entidades e associações e o campus de tecnologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Os três prédios atuais somam 12 mil metros quadrados de área total.
Com a nova construção, a expectativa é que o número de funcionários chegue a 2,1 mil em 2024, um aumento de 49%, e o total de empresas instaladas e para 148 em dois anos.
As empresas instaladas no Ágora Tech Park já somam um faturamento de R$ 790 milhões, cerca de 2,3% do PIB da cidade, a maior de Santa Catarina.