
Os pesquisadores criaram o algoritmo de IA dentro do Nvidia AI t Lab. Foto: Divulgação
Pesquisadores do Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec) do Senai, usando tecnologia da Nvidia, desenvolveram um algoritmo de inteligência artificial capaz de detectar sinais deixados por pneumonias graves causadas por Covid-19 em radiografias.
Batizado de Cimatec_XCOV19, o algoritmo é capaz de identificar traços anormais em radiografias do tórax, com sensibilidade de 85%, sendo possível adiantar tratamentos de casos severos.
Os responsáveis pelo estudo científico são os pesquisadores Adhvan Furtado, Leandro Andrade, Diego Frias, Thiago Maia, Roberto Badaró e Erick G. Sperandio Nascimento, que criaram o algoritmo de IA dentro do Nvidia AI t Lab.
O Lab é o primeiro da América Latina e fica localizado no Senai Cimatec. Ele começou como um projeto para criar um centro de supercomputação no Senai e agora é focado em desenvolvimento com inteligência artificial, a fim de resolver problemas com alta tecnologia.
O estudo, que começou como uma tese de doutorado de Furtado, sob orientação de Sperandio e Badaró, ou pela análise de uma junta médica e um conselho de ética com mais de 1 mil resultados analisados em momentos diversos por dois radiologistas diferentes.
"Em casos graves de pneumonia em que falta o exame RT-PCR, por exemplo, o hospital pode usar a IA para ter um resultado que ajuda a iniciar o tratamento o quanto antes, e isso salva muitas vidas", explica Furtado.
Utilizando quatro GPUs V100 da Nvidia como hardware de processamento dos dados, o algoritmo utilizou como treinamento mais de 44 mil imagens referentes a quase 3 mil casos de Covid-19, um dos maiores conjuntos de dados da literatura recente.
Essa base de dados foi construída com ajuda do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, Hospital Santa Isabel e MedSênior, uma empresa de planos de saúde exclusivos para a terceira idade que já está utilizando o algoritmo.
"A triagem rápida de casos de Covid-19 ainda é extremamente necessária, pois apesar da melhora na quantidade de casos, ainda vivemos uma pandemia e ainda precisamos de agilidade e assertividade para salvar vidas", comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina.
Para que mais estudos sejam feitos, os pesquisadores tornaram o código do algoritmo aberto para quem quiser gerar novas pesquisas em cima dessa base.
Agora, os próximos os são continuar alimentando o algoritmo e refinar ainda mais as informações. A equipe também está buscando fazer algo parecido com a ferramenta utilizando resultados de tomografias computadorizadas.
O Senai Cimatec é um dos maiores centros de referência em logística e gestão da produção do Brasil.
Com cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, o Senai Cimatec possui 56 laboratórios em 33 áreas tecnológicas diferentes, sendo o primeiro laboratório de manufatura avançada com segurança cibernética industrial do Brasil.
Fundada em 1993, a americana Nvidia inventou o GPU, ou unidade de processamento gráfico, em 1999 e, mais recentemente, ou a investir em IA.
Hoje a companhia atua com produtos voltados a essa tecnologia, além de placas de vídeo para jogos, soluções para datacenters, virtualização e tecnologia automotiva.