SAÚDE

Algoritmo detecta pneumonia por Covid-19 em raio-x u182l

Ferramenta foi desenvolvida por pesquisadores do Senai Cimatec e pela Nvidia. 1e5m62

12 de julho de 2022 - 11:52
Os pesquisadores criaram o algoritmo de IA dentro do Nvidia AI t Lab. Foto: Divulgação

Os pesquisadores criaram o algoritmo de IA dentro do Nvidia AI t Lab. Foto: Divulgação

Pesquisadores do Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec) do Senai, usando tecnologia da Nvidia, desenvolveram um algoritmo de inteligência artificial capaz de detectar sinais deixados por pneumonias graves causadas por Covid-19 em radiografias. 

Batizado de Cimatec_XCOV19, o algoritmo é capaz de identificar traços anormais em radiografias do tórax, com sensibilidade de 85%, sendo possível adiantar tratamentos de casos severos.

Os responsáveis pelo estudo científico são os pesquisadores Adhvan Furtado, Leandro Andrade, Diego Frias, Thiago Maia, Roberto Badaró e Erick G. Sperandio Nascimento, que criaram o algoritmo de IA dentro do Nvidia AI t Lab.

O Lab é o primeiro da América Latina e fica localizado no Senai Cimatec. Ele começou como um projeto para criar um centro de supercomputação no Senai e agora é focado em desenvolvimento com inteligência artificial, a fim de resolver problemas com alta tecnologia.

O estudo, que começou como uma tese de doutorado de Furtado, sob orientação de Sperandio e Badaró, ou pela análise de uma junta médica e um conselho de ética com mais de 1 mil resultados analisados em momentos diversos por dois radiologistas diferentes.

"Em casos graves de pneumonia em que falta o exame RT-PCR, por exemplo, o hospital pode usar a IA para ter um resultado que ajuda a iniciar o tratamento o quanto antes, e isso salva muitas vidas", explica Furtado. 

Utilizando quatro GPUs V100 da Nvidia como hardware de processamento dos dados, o algoritmo utilizou como treinamento mais de 44 mil imagens referentes a quase 3 mil casos de Covid-19, um dos maiores conjuntos de dados da literatura recente. 

Essa base de dados foi construída com ajuda do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, Hospital Santa Isabel e MedSênior, uma empresa de planos de saúde exclusivos para a terceira idade que já está utilizando o algoritmo. 

"A triagem rápida de casos de Covid-19 ainda é extremamente necessária, pois apesar da melhora na quantidade de casos, ainda vivemos uma pandemia e ainda precisamos de agilidade e assertividade para salvar vidas", comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina.

Para que mais estudos sejam feitos, os pesquisadores tornaram o código do algoritmo aberto para quem quiser gerar novas pesquisas em cima dessa base.

Agora, os próximos os são continuar alimentando o algoritmo e refinar ainda mais as informações. A equipe também está buscando fazer algo parecido com a ferramenta utilizando resultados de tomografias computadorizadas.

O Senai Cimatec é um dos maiores centros de referência em logística e gestão da produção do Brasil.

Com cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, o Senai Cimatec possui 56 laboratórios em 33 áreas tecnológicas diferentes, sendo o primeiro laboratório de manufatura avançada com segurança cibernética industrial do Brasil.

Fundada em 1993, a americana Nvidia inventou o GPU, ou unidade de processamento gráfico, em 1999 e, mais recentemente, ou a investir em IA.

Hoje a companhia atua com produtos voltados a essa tecnologia, além de placas de vídeo para jogos, soluções para datacenters, virtualização e tecnologia automotiva.

Leia mais 6z23s

MÃO DE OBRA

Senai-SP expande formação em AWS 425e44

Há 1095 dias
CRM

Unimed Metropolitana do Agreste adota solução da Smark Saúde 345i6h

Há 1051 dias
TENDÊNCIA

MV cria uma fintech focada em saúde 4e5842

Há 1101 dias
SAÚDE

Anvisa aprova a autoteste para Covid-19 2a4k25

TRANSTORNOS

2,7 mil voos são cancelados por Covid-19 5qy54

PARANÁ

Londrina capacita estudantes em TI 3o452g