
Londrina é a segunda maior cidade do Paraná. Foto: Divulgação/Wilson Vieira
Londrina, a segunda maior cidade do Paraná, com 580 mil habitantes, terá um programa de formação profissional focado nas escolas públicas do município.
Batizado de Letramento Digital, o projeto tem apoio da Positivo, será executado pela Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação (Facti) e irá realizar a capacitação profissional e o desenvolvimento de competências para aplicação de soluções em qualificação e especialização digital.
Inicialmente, o programa prevê a qualificação de 120 pessoas em hard e soft skills, com início programado para setembro deste ano.
Com a formação, as pessoas irão atuar, juntamente com a equipe da Facti, na capacitação de até 2 mil estudantes do ensino fundamental I (4º e 5º ano) das escolas municipais da cidade, com previsão de início para outubro.
Realizado pelo Programa MCTI Futuro e com recursos do PPI da Lei de Informática coordenado pela Softex, o Letramento Digital será feito por meio de cursos livres de aplicação técnica e profissionalizante.
Nos últimos anos, Londrina vem se credenciando como um polo de TI, com cerca de 200 empresas da área, segundo dados da Softex.
Fundada em 1989 em Curitiba, a Positivo fabrica computadores, notebooks, desktops e smartphones entre outros eletrônicos. A empresa fechou o ano ado com uma receita bruta de R$ 4 bilhões, crescimento de 54%
A companhia possui cinco fábricas no Brasil, além de presença na Argentina, Quênia, Ruanda, China e Taiwan.
A Facti é uma fundação de direito privado sediada em Campinas, no interior de São Paulo. Fundada em 1998, atua por meio do desenvolvimento de soluções tecnológicas e capacitação em tecnologia da informação e comunicação.