
Parque Barigui foi um dos lugares escolhidos para receber as primeiras antenas 5G. Foto: Monique Renne
A TIM ativou nesta terça-feira, 5, as primeiras antenas 5G do Paraná em Curitiba, nas áreas do Parque Barigui, localizado entre os bairros Santo Inácio e Bigorrilho, e do Palácio Iguaçu, sede do governo do estado do Paraná, localizado no bairro Centro Cívico.
No momento, elas foram disponibilizadas na frequência 2,3 GHz SA (Standalone), que será atualizada para 3,5 GHz a partir de junho com a chegada do 5G SA, seguindo o cronograma da Anatel.
“A TIM tem investido fortemente na preparação da chegada do 5G, tecnologia que vai acelerar o processo de transformação digital nas cidades, estimular a geração de negócios e dar mais oportunidades aos brasileiros”, explica o CEO da TIM, Alberto Griselli.
A operadora já havia anunciado em março a escolha da capital paranaense para o projeto "Cidade 5G", que pretende desenvolver com a prefeitura uma série de soluções 5G com foco no conceito de cidades inteligentes e na melhoria da vida dos clientes.
“Em 2019, quando modernizamos a regulamentação para a instalação de antenas de telefonia, a cidade viabilizou e tornou mais rápida a operação do 5G, modelo que vai exigir até 10 vezes mais antenas do que o 4G. Agora começaremos a ver os resultados práticos, que abrem um mundo novo de serviços para a população”, comenta o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.
Atualmente, a TIM é a operadora líder do mercado de telefonia móvel no Paraná, com 6,9 milhões de clientes. Ela também está à frente na cobertura 4G, presente em 100% das 399 cidades paranaenses e na rede da tecnologia 4.5G, já implantada em 235 municípios.
A TIM também trabalha no reforço da cobertura 4G, especialmente em estradas. A infraestrutura instalada cobrirá 2,8 mil quilômetros de rodovias que am pelo estado, além de 355 distritos e vilas e oito resorts. Dos 243 sites 4G TIM previstos, 180 já foram instalados.Outros nove estão previstos para 2022.