
Douglas Silva vai ser o cara dos satélites.
A Amazon acaba de nomear Douglas Silva, ex-líder para vendas na América Latina da AWS, para liderar o comercial para empresas do seu projeto de Internet por satélites de baixa órbita, o Project Kuiper, previsto para entrar no mercado em 2025.
Silva foi contratado pela AWS em setembro de 2022, vindo da multinacional indiana Wipro, onde foi diretor para o Brasil.
O executivo tem ainda agens por SAP, onde foi VP, Cognizant e Capgemini, onde foi diretor, sempre em cargos relacionados com a área de vendas.
Pelo cargo, Silva vai ficar com a parte corporativa do negócio. Em julho, a Amazon já havia anunciado que a distribuição do serviço de Internet do Kuiper no Brasil no “varejo” ficaria por conta da Vrio, o grupo controlador da Sky e da DirecTV na América Latina.
Assim como a Startlink de Elon Musk, o objetivo do Projeto Kuiper da Amazon é levar Internet para áreas remotas, principalmente aquelas onde infraestruturas como fibra ou rede fixa sem fio (FWA) não chegam com facilidade.
Embora a Starlink possua uma participação limitada no mercado geral de Internet no Brasil, com cerca de 265 mil clientes até setembro (representando 0,5% dos usuários, segundo a Anatel), a empresa domina o segmento de Internet via satélite, com quase 50% do mercado.
Mas o número de concorrentes está aumentando. A SpaceSail, cuja sede fica em Xangai, planeja lançar um serviço similar no Brasil dentro de dois anos.