
A ação fiscalizou mais de 50 tipos de equipamentos. Foto: Divulgação/Anatel
Uma ação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina apreendeu cerca de 700 produtos irregulares de telecomunicações em dois pontos de vendas no centro de Porto Alegre.
Parte do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PA), a fiscalização foi com auditores da Divisão de Repreensão ao Contrabando e Descaminho (Direp) da Receita Federal do Brasil (RFB) e apoio da Polícia Militar do Rio Grande do Sul.
Entre os produtos irregulares apreendidos, estão carregadores de telefones celulares, caixas de som bluetooth, teclado sem fio e fones de ouvido sem fio.
Conforme a Anatel, estima-se que 80% dos itens eram produtos de telecomunicações, mas a quantidade exata ainda será apurada pela Receita Federal e pela Anatel.
Durante a ação, foram fiscalizados mais de 50 tipos de equipamentos em um total de 20 mil itens. Após a verificação dos equipamentos, a agência irá examinar quais são íveis de homologação.
Além dos produtos, as autoridades também apreenderam cartelas de selos de homologação falsos.
Os produtos apreendidos foram recolhidos ao depósito da Receita Federal do Brasil e os selos falsos, recolhidos pela Anatel.